CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Coordenador do controle de doenças analisa problemas da pandemia da Covid-19 em Ribeirão

Professor titular da USP e membro do Centro de Contingência do coronavírus, Paulo Menezes, esteve no Manhã CBN desta terça (14)
Covid-19 pandemia
Professor titular da USP e membro do Centro de Contingência do coronavírus, Paulo Menezes, esteve no Manhã CBN desta terça (14)

Professor titular da USP e membro do Centro de Contingência do coronavírus, Paulo Menezes, esteve no Manhã CBN desta terça (14)

O coordenador de controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e membro do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, concedeu entrevista à CBN para atualizar a situação da pandemia no estado.

Avanço da Covid-19 no interior

Menezes alertou sobre o aumento de casos, internações e óbitos em cidades do interior paulista, embora a situação tenha melhorado em algumas regiões. A região de Ribeirão Preto ainda preocupa, com alta taxa de ocupação de leitos de UTI. O distanciamento físico, em queda constante na região, é um fator crítico.

Testes da vacina e medidas de contenção

O cronograma para os testes da vacina contra a Covid-19 já foi iniciado, com recrutamento de voluntários para um estudo que deve durar até o final do ano. Simultaneamente, a produção de vacinas está sendo preparada. Menezes reforçou a importância do distanciamento social e do uso de máscaras como medidas comprovadamente eficazes para conter o avanço do vírus. A manutenção de regras de quarentena mais rígidas em algumas regiões é crucial.

Cenário estadual e dificuldades enfrentadas

Apesar da preocupação com a ocupação de leitos de UTI em regiões como Ribeirão Preto e Franca, um lockdown não está sendo considerado pelo governo. Embora o número de mortos esteja crescendo em algumas áreas, houve estabilidade ou leve queda em internações, sugerindo uma possível contenção da pandemia em algumas regiões. O estado como um todo parece estar em um platô, com redução no número de óbitos, mas a situação é heterogênea. A adesão ao uso de máscaras é alta, acima de 95%, mas a dificuldade de manter o distanciamento social por longos períodos e o combate à desinformação permanecem como desafios. Menezes finaliza com uma mensagem de cautela para a população de Ribeirão Preto, alertando que a mudança de fase não significa relaxamento, mas sim a retomada gradual de atividades com muito cuidado.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.