Nova etapa sorológica do Projeto S termina neste final de semana e vai realizar 6 mil testes em moradores de Serrana
Neste fim de semana, Serrana (SP) recebe mais uma etapa do estudo sorológico do projeto U.S. do Instituto Butantan, que avalia a imunidade de longo prazo da CoronaVac contra a Covid-19. A iniciativa, que já imunizou milhares de moradores, busca atrásra coletar amostras de sangue para analisar a resposta imunológica da vacina.
Nova Coleta Sorológica em Serrana
A nova etapa da pesquisa, que começou neste sábado e domingo, visa coletar amostras de sangue de voluntários que não puderam participar da primeira fase. Mais de 2 mil voluntários maiores de 18 anos que foram imunizados com as duas doses da CoronaVac estão sendo convocados. A coleta será realizada em oito escolas que serviram como postos de vacinação durante o projeto U.S.
Objetivos do Estudo
Segundo o coordenador médico do projeto, Dr. Gustavo Wolpe, este novo ciclo de coleta tem três objetivos principais: estimar e comparar a prevalência de soroconversão para o Sars-CoV-2 em adultos e idosos; avaliar a resposta imunocelular; e avaliar o tempo de duração da imunidade celular e humoral nos moradores. A convocação para a participação se dá por meio de mensagens de celular, sendo que pessoas acima de 60 anos são prioridade, com o objetivo de coletar amostras de aproximadamente 4.400 pessoas que tomaram as duas doses da vacina, além de uma amostra representativa de 1.860 pessoas abaixo de 60 anos.
Leia também
Resultados e Implicações
Os resultados desta pesquisa serão compartilhados pelo Instituto Butantan e contribuirão para uma melhor compreensão da eficácia e duração da imunidade proporcionada pela CoronaVac, fornecendo dados importantes para estratégias de vacinação em massa. A contínua monitoração da resposta imunológica em Serrana oferece informações valiosas para a comunidade científica e para o planejamento de ações futuras de saúde pública.


