CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CoronaVac será distribuída no plano nacional de vacinação, diz diretor do Butantan

Durante coletiva em Batatais no fim de semana, Dimas Covas cobrou rapidez da Anvisa no processo de liberação do imunizante
vacinação CoronaVac
Durante coletiva em Batatais no fim de semana, Dimas Covas cobrou rapidez da Anvisa no processo de liberação do imunizante

Durante coletiva em Batatais no fim de semana, Dimas Covas cobrou rapidez da Anvisa no processo de liberação do imunizante

Em Ribeirão Preto, o aumento de casos de COVID-19 levou a prefeitura a reativar o Polo Covid na UPA Leste a partir de amanhã. A decisão foi anunciada durante coletiva de imprensa na sexta-feira, que abordou também o plano de imunização da cidade.

Alta nas Internações

Os números de internações por COVID-19 em Ribeirão Preto cresceram significativamente. No sábado, dia 9 de janeiro, 190 pessoas estavam internadas em hospitais públicos e privados, um aumento de 44% em comparação com as 132 internações registradas no final de 2020. Esse salto ocorreu entre os dias 6 e 7 de janeiro, cerca de 15 dias após as festas de Natal, período considerado de alto risco pelos especialistas devido às reuniões familiares.

Situação dos Leitos

No começo da tarde de sábado, a ocupação das UTIs estava em 82%, com 96 pacientes para 117 leitos disponíveis. A cidade iniciou a semana com apenas 90 leitos para COVID-19, indicando uma potencial falta de leitos caso o número de internações continuasse a crescer. Nas enfermarias, a ocupação era de 57,3%, com 94 pacientes para 164 leitos.

Vacinação contra a COVID-19

A vacinação contra a COVID-19 em Ribeirão Preto está prevista para começar no dia 25 de janeiro, com a aplicação da Coronavac. O Instituto Butantan já produziu 6 milhões de doses, e o Ministério da Saúde anunciou a compra de 100 milhões. O início da vacinação depende da aprovação da Anvisa, cujo pedido para uso emergencial da vacina foi entregue na sexta-feira. Em Ribeirão Preto, a primeira fase da vacinação abrangerá 150 mil pessoas, começando pelos profissionais da saúde (cerca de 32 mil). Um cronograma detalhado com datas para as demais faixas etárias foi apresentado pela Secretaria Municipal da Saúde.

A reativação do Polo Covid e o plano de vacinação demonstram a resposta da prefeitura de Ribeirão Preto ao aumento de casos e internações pela COVID-19, buscando mitigar os impactos da pandemia na cidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.