Ações visam minimizar os impactos das queimadas; quem fala das ações de combate é o Tenente dos Bombeiros Rafael Maia
Com a estiagem prolongada, os incêndios se tornaram mais frequentes em Ribeirão Preto, causando danos significativos. Um incêndio na estação experimental do Instituto de Zostequenia do Estado, na última quarta-feira, gerou fumaça que afetou um paciente de um hospital da zona oeste, resultando em sua morte após inalação da fumaça. As causas ainda estão sendo investigadas pela prefeitura.
Incêndios Criminosos e a Importância das Denúncias
O tenente Rafael Maia, do Corpo de Bombeiros, destaca o aumento de incêndios criminosos na cidade. Ele apela à população para denunciar esses atos através do 190 ou 193, preferencialmente com registro em vídeo para auxiliar em processos judiciais. A rápida ação em casos de incêndio é crucial para evitar desastres maiores.
Prevenção e Combate a Incêndios
O Corpo de Bombeiros, em parceria com a Defesa Civil, utiliza sistemas inteligentes de alerta de incêndios em vegetação. Agentes treinados são deslocados para verificar a situação e combater focos iniciais. A população é orientada a evitar queimadas, utilizando máquinas para roçadas, especialmente durante a estiagem, quando a umidade do ar está baixa. O tenente Maia destaca a realização de oficinas preparatórias para a operação estiagem, treinamentos com brigadas municipais e a Guarda Metropolitana, além da distribuição de materiais para o Defensivo do Estado. A queima prescrita, realizada de forma controlada em áreas de preservação permanente, visa reduzir a vegetação seca e minimizar o risco de incêndios de grandes proporções. Esse método é aplicado em áreas com histórico de incêndios de longa duração, como a Mata de Santa Teresa e a Reserva do Jataí, minimizando os danos à fauna e flora.
Leia também
Recomendações e Ações Coletivas
A cooperação entre proprietários de fazendas, usinas e condomínios é fundamental, com programas de auxílio mútuo em equipamentos, efetivo e alertas. A população deve evitar colocar fogo em lixo, terrenos e caçambas, tanto em áreas rurais quanto urbanas. Em caso de fumaça próxima a residências ou comércios, recomenda-se sair de ambientes fechados e procurar atendimento médico caso haja problemas respiratórios. A prevenção e a ação conjunta são essenciais para minimizar os riscos e danos causados pelos incêndios durante a estiagem.



