Medida visa combater focos de incêndio e conscientizar a população sobre práticas que podem causar queimadas
Começou nesta quarta-feira a operação "Quarta Fogo", coordenada pelo Corpo de Bombeiros, para combater incêndios em áreas de mata e florestas da região de Ribeirão Preto. A operação, que vai até pelo menos atrássto, visa não só o combate às queimadas, mas também a conscientização e prevenção, além do monitoramento de focos de incêndio.
Objetivo da Operação e Combate a Crimes Ambientais
De acordo com o Capitão Giancomi, o objetivo principal é trabalhar preventivamente para evitar incêndios florestais e, caso ocorram, ter uma estrutura eficiente para combatê-los, minimizando as perdas. Ele reforçou que colocar fogo em terrenos ou florestas para limpeza é crime. A operação contará com a parceria da Polícia Ambiental, que atuará na fiscalização e na prevenção de incêndios criminosos.
Orientações à População e Monitoramento de Áreas de Risco
Com o tempo seco e o calor intenso, a principal orientação aos produtores rurais é manter as áreas limpas e evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos. A vegetação seca, principalmente gramíneas, serve como combustível para os incêndios. A Polícia Ambiental utilizará o site do INPE para monitorar fontes de calor e direcionar patrulhas para verificar a origem dos incêndios, aplicando as medidas administrativas e penais cabíveis. Áreas de preservação ambiental, como a Reserva Jataí, que sofreu com incêndios em anos anteriores, receberão atenção especial, com monitoramento constante e uso de fogo prescrito, quando necessário, para reduzir a quantidade de combustível vegetal.
Leia também
Prevenção e Ações Conjuntas
Em 2022, foram registrados mais de 6 mil ocorrências de incêndios florestais em todo o estado, sendo cinco em Ribeirão Preto. A operação "Quarta Fogo" demonstra o compromisso das autoridades em prevenir e combater esses eventos, por meio da integração entre o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental, atuando em conjunto na prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais, buscando minimizar os danos ambientais e proteger a região.



