Objetivo é conscientizar produtores e a população rural sobre os perigos das queimadas; Major dos Bombeiros fala do tema
Está sendo lançada hoje a campanha de prevenção, conscientização e combate aos incêndios florestais. Conversamos com o Major Jean Gomes Pinto, do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, sobre as intervenções de prevenção na região.
Operação Corta-Fogo: Prevenção e Combate
A operação Corta-Fogo, realizada há anos pelo Corpo de Bombeiros, intensifica suas ações no período que antecede a estiagem. São montadas brigadas locais, principalmente em áreas sem efetivo próprio, e feita supervisão em locais de maior risco. O trabalho inclui o uso do fogo prescrito, onde a vegetação mais fina é queimada de forma controlada, evitando a propagação de incêndios para áreas de preservação.
Aumento de Incêndios na Estiagem
A diminuição das chuvas e a baixa umidade da vegetação aumentam significativamente o risco de incêndios florestais. A facilidade de ignição e a maior duração das chamas exigem trabalhos preventivos e de combate, os quais são intensificados nessa época do ano.
Leia também
Parcerias e Novidades
O Corpo de Bombeiros trabalha em parceria com órgãos estaduais, municipais (Prefeitura), federais, concessionárias de rodovias, grandes e pequenos produtores rurais (através de sindicatos rurais). A conscientização e a organização para detecção e combate rápidos são essenciais, pois o sucesso do combate a incêndios florestais depende da ação imediata. Este ano, a campanha destaca o sucesso do uso do fogo prescrito em Luiz Antônio, na região de Jataí, que resultou em queda acentuada de focos de incêndio na área, com zero registros no ano passado.
A prevenção e a conscientização são fundamentais para minimizar os riscos de incêndios florestais. A participação de todos os setores da sociedade é crucial para o sucesso das ações de combate e preservação ambiental.



