CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Corpo de Bombeiros realiza campanha de conscientização contra queimadas

Com a proximidade do período de estiagem, corporação e a Defesa Civil começam nesta terça-feira ações para minimizar o problema
combate a queimadas
Com a proximidade do período de estiagem, corporação e a Defesa Civil começam nesta terça-feira ações para minimizar o problema

Com a proximidade do período de estiagem, corporação e a Defesa Civil começam nesta terça-feira ações para minimizar o problema

Entre os dias 20 de março e 29 de maio, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto realizaram oficinas preparatórias para a Operação Esteagem 2018. O treinamento contou com a participação de diversas instituições, incluindo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a Superintendência de Controle de Endemias e a Polícia Ambiental.

Combate a Incêndios: Treinamento e Integração

As oficinas focaram nos desafios impostos pelas queimadas durante o período de estiagem. Um dos principais objetivos foi capacitar os municípios a utilizarem ferramentas eficazes na prevenção de incêndios. O Major João Henrique Tost, do Corpo de Bombeiros, destacou a importância da integração entre órgãos participantes e o apoio das prefeituras, incluindo treinamentos práticos com brigadistas municipais sobre combate a incêndios em vegetação e uso de equipamentos.

Números e Dificuldades

Em 2017, foram registradas 1.909 ocorrências de incêndios em vegetação em Ribeirão Preto, incluindo 1.535 em vegetação natural, 25 em plantações e 349 de outros tipos. O Major Tost explicou que incêndios em matas são mais complexos e difíceis de controlar devido à dificuldade de acesso à água e à influência dos ventos. Incêndios em áreas urbanas, como terrenos baldios e lixões, também representam um risco, podendo se propagar para áreas de mata e causar problemas respiratórios à população.

Prevenção e Conscientização

Os incêndios em matas, segundo o Major Tost, são frequentemente causados propositalmente ou por descuido, com fatores como o descarte inadequado de cigarros e o uso de fogo próximo a áreas de vegetação seca contribuindo para sua rápida propagação. A baixa umidade do ar durante a estiagem agrava a situação. A conscientização da população é fundamental para a prevenção de incêndios, minimizando os riscos e os danos ambientais e à saúde pública durante o período de estiagem.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.