CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Corpo do ex-prefeito de Taquaritinga foi encontrado amarrado e com sinais de violência

Polícia busca identificar o responsável pela morte de Vanderlei José Mársico; suspeita é que ele tenha sido asfixiado
Corpo do ex
Polícia busca identificar o responsável pela morte de Vanderlei José Mársico; suspeita é que ele tenha sido asfixiado

Polícia busca identificar o responsável pela morte de Vanderlei José Mársico; suspeita é que ele tenha sido asfixiado

A polícia iniciou as investigações para identificar o autor do homicídio do ex-prefeito de Taquaretinga, Corpo do ex, Vander Márcio Leijos, de 73 anos. O corpo foi encontrado no quarto da vítima com sinais de violência, incluindo pés e mãos amarrados com fios elétricos e de carregador de celular, além de ferimento na boca com sangramento. O delegado Claudemir Pereira da Silva informou que o corpo estava na cama, coberto por uma manta, e que a suspeita inicial é de que a morte tenha ocorrido por sufocamento.

O laudo do Instituto Médico Legal ainda vai confirmar a causa da morte. A casa não apresentava sinais de arrombamento e o carro da vítima não estava na garagem. A perícia recolheu digitais e documentos no local, Corpo do ex, além de apreender os fios usados para amarrar o ex-prefeito. Um tênis desconhecido foi encontrado na sala, conforme relato da empregada que chegou ao imóvel e encontrou o corpo.

Segundo o delegado, a casa estava revirada, Corpo do ex, com gavetas abertas e roupas espalhadas pelos cômodos. A porta do quarto estava entreaberta, e os travesseiros jogados no chão.

“A empregada nos disse, inclusive, que a hora que ela entrou na casa, ela encontrou um tênis que ela não reconheceu como sendo dele. E depois, sim, já nos quartos, a sala e o escritório, as gavetas estavam reviradas, as roupas jogadas, espalhadas pelos quartos, pela sala. E no quarto dele, ela encontrou a porta entreaberta e, assim que ela empurrou a porta, ela já viu que os travesseiros estavam jogados pelo chão e se deparou com o corpo já sem vida da vítima.”

Imagens de câmeras de segurança mostram três homens entrando na casa durante a madrugada entre terça e quarta-feira. A principal linha de investigação é latrocínio (roubo seguido de morte), mas outras hipóteses não foram descartadas.

“Inicialmente, a gente trata o caso como latrocínio, mas nenhuma outra hipótese pode ser descartada. A medida que as investigações avançam, as informações podem caminhar para essa linha, mas nenhuma hipótese era descartada.”

O delegado também afirmou que o comportamento do ex-prefeito estava diferente nos últimos dias, e a polícia trabalha para esclarecer a motivação do crime.

Perfil do ex-prefeito: Vander Márcio Leijos foi vereador por três mandatos e prefeito de Taquaretinga de 2017 até 2024. Ele foi afastado das funções no ano passado por improbidade administrativa. Em 2024, teve bens bloqueados pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo devido a uma investigação sobre fraudes em licitações para contratação e manutenção de máquinas e veículos. Além da carreira política, era empresário e deixa sete filhos.

Repercussão e velório: A família acompanhou o trabalho da polícia, mas não concedeu entrevistas. Os parentes lamentaram a morte e exigem que o crime seja esclarecido. O velório será realizado na Câmara Municipal de Taquaretinga, sem horário definido para o sepultamento. A prefeitura decretou luto oficial de três dias.

Informações adicionais

O Instituto Médico Legal ainda deve divulgar o laudo definitivo sobre a causa da morte. A investigação continua em andamento, com coleta de provas e análise das imagens de segurança.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.