Número de vítimas que serão levadas ainda não está definido, pois depende da identificação e liberação feita pelo IML em SP
Tragédia em Vinhedo: 62 Mortes em Acidente Aéreo
Um grave acidente aéreo em Vinhedo, região de Campinas, deixou 62 mortos. As informações contidas nas duas caixas pretas do avião foram recuperadas, segundo a CBN. A maioria das vítimas era do Paraná, com quase metade dos passageiros e 21 moradores de Cascavel entre os falecidos.
Transporte dos Corpos e Investigação
A Força Aérea Brasileira (FAB) planeja transportar os corpos para Cascavel, Paraná, ainda hoje. Um avião KC-390 está disponível desde ontem na base aérea de São Paulo. O número exato de corpos a serem transportados ainda não foi definido, dependendo da identificação e liberação pelo Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, além de trâmites burocráticos familiares. Até o momento, 35 corpos foram identificados e 17 liberados. Em São Paulo, motores e partes do avião estão sendo analisados por peritos brasileiros e estrangeiros (França e Canadá), conforme acordos internacionais. As investigações das causas do acidente estão em andamento, com os dados das caixas pretas já recuperados e em análise pelo Cenipa.
Investigação Criminal e Golpes Virtuais
Apesar da Anac ter autorizado a aeronave a não gravar oito tipos de informações na caixa preta, a agência garante que isso não prejudicará as investigações. A Polícia Federal solicitará os dados das caixas pretas para sua investigação criminal, buscando apurar imprudência, imperícia ou negligência. Paralelamente, criminosos estão criando perfis falsos em redes sociais para extorquir dinheiro de familiares das vítimas. A Justiça, a pedido do Ministério Público, já derrubou 48 perfis falsos. A Aeronáutica deve divulgar um relatório preliminar em 30 dias.
Leia também
O acidente causou grande comoção nacional e internacional. As investigações em andamento buscam esclarecer as causas da tragédia e punir os responsáveis, enquanto as autoridades trabalham para apoiar as famílias enlutadas e combater os crimes virtuais que se aproveitam da situação.



