CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Córrego de esgoto em meio a casas de comunidade do Jockey Clube segue escoando após seis meses

Pedras foram colocadas no local, mas moradores dizem que o mau cheiro continua; Prefeitura não retornou sobre o esgoto vazamento Ribeirão Preto – Moradores da comunidade Locomotiva, localizada no Jardim

Córrego de esgoto em meio a
Pedras foram colocadas no local, mas moradores dizem que o mau cheiro continua; Prefeitura não retornou sobre o esgoto vazamento Ribeirão Preto – Moradores da comunidade Locomotiva, localizada no Jardim Joque Clube, na zona norte, convivem há meses com esgoto a céu aberto e com enchentes que agravam o cotidiano. A reportagem da CBN Ribeirão […]

Pedras foram colocadas no local, mas moradores dizem que o mau cheiro continua; Prefeitura não retornou sobre o esgoto vazamento

Ribeirão Preto – Moradores da comunidade Locomotiva, localizada no Jardim Joque Clube, na zona norte, convivem há meses com esgoto a céu aberto e com enchentes que agravam o cotidiano. A reportagem da CBN Ribeirão Preto mostrou o caso no início deste ano e, passado mais de três meses, a situação continua sem solução.

O morador Samuel Santos afirma que a comunidade permanece sob o impacto do problema. A situação ganhou contornos ainda mais graves após uma vala aberta em janeiro, em meio a uma rua de terra, o que, segundo moradores, teria sido provocado pela própria prefeitura. O esgoto passou a vazar e formou um córrego que corre pela via.

A administração municipal confirmou na época que realizaria uma obra para melhorar o escoamento das águas nas fortes chuvas, mas, segundo os moradores, a vala permanece aberta e as obras não foram concluídas, mantendo o problema atual.

A repórter esteve no local novamente e verificou que a situação permanece inalterada, mais de três meses depois, com relatos de agravamento do cenário sanitário.

Da casa de Maju Santos, moradora, chegam os relatos mais fortes: “Não mudou nada, está até pior. A lixeira continua a mesma; as casas ficam cheias de moscas.” Ela também aponta para a presença de mosquitos na vala: “Essa vala aqui é cheia de mosquitos.”

Ela explica ainda que a passagem de crianças para o colégio fica comprometida pela passagem de carros, motos e bicicletas sobre o entorno da caçamba de lixo, localizada na esquina da Avenida Luiz Augusto Gomes de Matos, com a Rua Silvio Oiyama. “As crianças precisam atravessar um espaço perigoso; já houve caso em que uma criança quase se machucou ao tentar contornar a caçamba no caminho para a escola.”

Segundo a moradora, o lixo é deposto na caçamba, mas o descarte irregular persiste e se mistura ao esgoto vazando. Além disso, há relatos de que a prefeitura jogou pedras para tentar mascarar o problema, o que dificulta a limpeza: “o lixo fica em cima das pedras e a equipe tem dificuldade para retirar tudo.”

A canaleta que integraria a obra de contenção de enchentes nunca mais foi visitada pela prefeitura, de acordo com os moradores. O sentimento na comunidade Locomotiva é de desprezo e esquecimento diante da continuidade da desordem e da sujeira, segundo eles.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura informou, apenas, sobre a caçamba de lixo: ela é trocada três vezes por semana e o entorno é limpo semanalmente; a última limpeza ocorreu no sábado anterior. Em relação ao esgoto, a prefeitura não respondeu até o fechamento desta reportagem, mesmo diante da gravidade da cobrança feita desde janeiro.

A população aguarda uma solução eficaz que interrompa o ciclo de enchentes, dejeto e mosquitos, que afeta diretamente a qualidade de vida na região.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.