Após quase cinco meses onde a maioria dos pacientes tinha o diagnóstico da doença, atrásra a soma de outras patologias é maior
Situação da Covid-19 em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto registra 31.040 casos confirmados de Covid-19 e 849 óbitos. Apesar do número de infecções, a situação nos hospitais mostra sinais positivos. Embora ainda haja muitas internações e complicações, pacientes com Covid-19 não são mais maioria nas UTIs. No domingo, dos 143 pacientes internados em UTIs, 67 eram casos de Covid-19, uma redução significativa comparada aos 122 casos registrados em 2 de outubro. O número total de internados com Covid-19 em UTIs e enfermarias é o menor desde junho, com 160 pessoas atualmente internadas. A ocupação de UTIs e enfermarias está em 40%, bem abaixo dos índices registrados anteriormente.
Cenário em Franca
Franca reportou mais uma morte e quatro novos casos de Covid-19, totalizando 8.079 infectados e 186 óbitos. A taxa de ocupação de UTIs caiu de 50% para 42%, o menor índice desde 14 de junho. Na Santa Casa, 17 das 37 vagas de UTI para adultos estavam ocupadas. Os cinco leitos de UTI infantil estão livres desde 5 de setembro, e a ocupação de enfermarias é de 23%.
Perspectivas e Considerações Finais
Embora os números indiquem uma tendência de queda e um controle da infecção em Ribeirão Preto e Franca, é crucial lembrar que a pandemia não acabou. A diminuição das internações por Covid-19 demonstra uma melhora no cenário, mas a vigilância e os cuidados continuam sendo essenciais para evitar novos surtos. A população deve permanecer atenta às medidas de prevenção.


