Cidade também passou a marca dos 57 mil casos do novo coronavírus
Ribeirão Preto ultrapassa 57 mil casos de Covid-19
Casos e mortes em alta
Ribeirão Preto registrou mais 904 casos de Covid-19 e 13 mortes no último final de semana, elevando o número total de casos confirmados desde o início da pandemia para 57.096 e o de óbitos para 1.366. O boletim epidemiológico chamou atenção para o aumento de mortes em pessoas mais jovens, incluindo mulheres de 30 e 33 anos com comorbidades (diabetes e obesidade, respectivamente), e um homem de 44 anos (causa da morte ainda em investigação). Outras mortes foram registradas em pessoas acima de 60 anos.
Hospitais lotados
A ocupação hospitalar em Ribeirão Preto é crítica. Na rede pública, dos 128 leitos de UTI disponíveis, 127 estão ocupados (apenas uma vaga disponível após a criação de um novo leito). Na rede particular, a situação é um pouco melhor, com 86 leitos ocupados de um total de 97. Considerando os leitos de UTI da rede pública e privada, a taxa de ocupação geral é de 95%. Nas enfermarias, a taxa de ocupação é de 77%, com 174 leitos ocupados de um total de 226. Cerca de 33% dos pacientes internados com Covid-19 não são moradores do município, mas a cidade não pode recusar atendimento devido à regulação estadual.
Ações da prefeitura
A prefeitura de Ribeirão Preto informou que possui um convênio com um hospital particular para disponibilizar 10 leitos do SUS, assim que possível. A capacidade de leitos de UTI em Ribeirão Preto aumentou de 99 em janeiro para 240 atualmente, mas mesmo com o aumento, a situação permanece delicada e os hospitais estão com alta ocupação. A cidade acompanha e monitora a situação diariamente.


