Foram mais de 700 ‘gatos’ encontrados a mais do que no ano anterior; Daniel Carvalho, gerente da companhia, fala das ações
A CPFL Paulista registrou um aumento preocupante nos casos de ligações clandestinas de energia em Ribeirão Preto. Em 2022, foram realizadas 24.726 inspeções, com 2.220 ligações irregulares desfeitas. Já em 2023, apesar da redução no número de inspeções para 21.311, o número de ligações clandestinas descobertas subiu para 2.983.
Perigos das Ligações Clandestinas
Segundo Daniel Carvalho, gerente de gestão de energia e receita da CPFL Paulista, os riscos vão além do prejuízo financeiro. As ligações clandestinas podem causar curtos-circuitos, sobrecarga na rede e desligamentos, colocando em risco a segurança da população. A manipulação da fiação elétrica sem equipamentos de segurança também pode resultar em acidentes graves, inclusive fatais, para quem realiza o furto.
Perfil dos Infratores e Prejuízos Financeiros
Comércios e indústrias são os principais responsáveis pelo furto de energia, com um consumo muito superior ao das residências. Em 2022, o prejuízo estimado com furtos de energia em Ribeirão Preto foi de mais de R$ 6 milhões, o suficiente para abastecer cerca de 3.200 residências por um ano. Este prejuízo afeta não apenas a CPFL, mas também a população, uma vez que a energia não tributada representa uma perda para os cofres públicos.
Leia também
Combate ao Furto de Energia e Penalidades
A CPFL Paulista realiza operações com o apoio da Polícia Civil e Militar para combater o furto de energia. Os responsáveis são penalizados, podendo ser presos de um a quatro anos, além de terem que arcar com o custo da energia furtada, judicialmente se necessário. A companhia reforça a importância das denúncias, que podem ser feitas de forma anônima pelo site ou aplicativo da CPFL, ou pelo e-mail denú[email protected]. Apesar da redução no número de inspeções em 2023, a utilização de inteligência sistêmica permitiu a detecção de um número maior de fraudes, demonstrando a eficácia da estratégia de combate ao crime.
A CPFL Paulista continua a investir em ações para combater o furto de energia, buscando garantir a segurança da população e a sustentabilidade do serviço.



