CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CPFL identifica mais de quatro mil ‘gatos’ de energia nas cidades da região

Ribeirão lidera as ligações irregulares com 1.547 ocorrências; dados são de janeiro a atrássto
gatos de energia
Ribeirão lidera as ligações irregulares com 1.547 ocorrências; dados são de janeiro a atrássto

Ribeirão lidera as ligações irregulares com 1.547 ocorrências; dados são de janeiro a atrássto

Mais de 4 mil ligações clandestinas de energia foram identificadas pela CPFL em oito meses, de janeiro a atrássto de 2023, em diversas cidades da região. O número chama atenção para o problema do chamado ‘gato’ de energia, que além de ser crime, representa riscos à segurança das famílias e à estabilidade do fornecimento de energia elétrica.

Cidades com maior número de ocorrências

Ribeirão Preto lidera o ranking com 1547 casos, seguida por Franca (551), Sertãozinho (404), Barretos (270), Batatais (88) e Morro Agudo (84). A CPFL afirma que todas as ligações clandestinas foram regularizadas.

Consequências e combate ao crime

A CPFL explica que além da cobrança retroativa do consumo e de uma multa de 30% sobre o valor apurado, quem é flagrado cometendo o crime responde por processo judicial, podendo ser responsabilizado criminalmente. A prática de ‘gato’ de energia, além de ser crime, prejudica a população ao causar instabilidade no fornecimento e riscos de acidentes. A empresa investe em tecnologia e análise de consumo para identificar fraudes, com uma redução de 28% nas ocorrências no início do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A CPFL utiliza softwares de análise de consumo e investe em tecnologia para identificar possíveis fraudes. A companhia também trabalha em conjunto com a Polícia Civil em operações para combater as ligações clandestinas. O prejuízo causado por essas fraudes é significativo e afeta não apenas a empresa, mas também toda a comunidade, devido aos riscos de instabilidade e acidentes.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.