Diretora Cristina Ruiz conversou com a CBN Ribeirão
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creias) da zona norte de Ribeirão Preto, que também atende moradores da região noroeste, foi alvo de cinco furtos em uma semana, resultando na suspensão temporária de suas atividades no local original. A situação deixou a comunidade local apreensiva, com a perda de equipamentos essenciais para o atendimento.
Entenda a Situação do Creias Após os Furtos
Após os incidentes, a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Cristina Ruiz, esclareceu que, embora o prédio do Creias na Rua Javari esteja temporariamente inoperável, o serviço não foi interrompido. Desde o dia seguinte aos furtos, o atendimento foi transferido para o Creias 1, localizado na Rua Augusto Severo, 819. As famílias que já tinham agendamentos estão sendo contatadas e redirecionadas para o novo local.
Serviços Mantidos e Acesso Facilitado
No Creias 1, a equipe técnica, composta por educadores, assistentes sociais e psicólogos, continua a atender as famílias com direitos violados. A prefeitura está avaliando a possibilidade de uma reforma rápida no prédio original, considerando os atos de vandalismo. Caso a reforma não seja viável, uma mudança para um novo local na mesma região está sendo estudada. A prioridade é manter o Creias em uma área de fácil acesso, com boa circulação de transporte público.
Leia também
Medidas Adotadas e Segurança
Após os primeiros furtos, a Guarda Municipal intensificou as rondas na área, e o Creias já contava com alarme e cerca elétrica. A diretora Cristina Ruiz ressaltou que a população atendida tem vínculo com o serviço, e acredita que os furtos foram uma ação pontual. A documentação importante foi preservada e transferida para a secretaria. A prefeitura está fornecendo passes de ônibus para garantir que a população continue a ter acesso aos serviços, mesmo com a mudança temporária de local.
A administração municipal busca uma solução para restabelecer o atendimento o mais breve possível, seja através da reforma do prédio original ou da realocação para um novo espaço, visando atender as cerca de 300 famílias que dependem do Creias.



