CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cresce a procura pela vacina de imunização ao H1N1

Em algumas clínicas, fila tem mais de mil pessoas; procura aumentou cerca de 60%
vacina imunização H1N1
Em algumas clínicas, fila tem mais de mil pessoas; procura aumentou cerca de 60%

Em algumas clínicas, fila tem mais de mil pessoas; procura aumentou cerca de 60%

A procura por medicamentos para aliviar os sintomas da gripe e pela vacina contra o H1N1 tem aumentado significativamente em Ribeirão Preto, conforme reportado pela CBN. Clínicas da cidade relatam dificuldades em atender a demanda, com listas de espera e linhas telefônicas congestionadas.

Aumento na Procura por Tamiflu e Vacinas

O aumento na procura pelo Tamiflu, medicamento indicado para amenizar os sintomas da gripe, reflete a preocupação da população com o surto de H1N1. Paralelamente, a busca pela vacina preventiva também cresceu, com algumas clínicas enfrentando atrasos no recebimento de novas doses e longas listas de espera. O preço da vacina varia entre R$ 100 e R$ 140.

Demanda Sem Precedentes

Segundo o Dr. Edgar Achejunior, proprietário de uma clínica em Ribeirão Preto, o aumento na procura por vacinas é de cerca de 60%, um número nunca antes visto. Esse aumento é atribuído aos casos de H1N1 registrados no estado de São Paulo, inclusive com óbitos. Alberto D’Abor, outro proprietário de clínica na cidade, reforça que o volume de ligações telefônicas em busca da vacina é incessante, desde a abertura até o fechamento da clínica.

Prevenção e Vacinação

O infectologista Ulisses Estrogoff de Matos lembra que a vacina contra a gripe do ano passado não oferece mais proteção, devido às mutações do vírus. A vacina é atualizada anualmente com as cepas mais recentes. Entre as medidas preventivas, ele destaca a importância de lavar as mãos com frequência e evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas, além de cobrir a boca ao espirrar e utilizar álcool em gel quando possível.

Diante do cenário, a campanha de vacinação foi antecipada para o dia 8 de abril para os profissionais de saúde e para o dia 11 para os demais grupos prioritários, exceto em São José do Rio Preto e outras 67 cidades, onde a vacinação já começou devido ao registro de 10 mortes. O público-alvo da campanha inclui idosos, profissionais de saúde, gestantes, mulheres no pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e pessoas com doenças crônicas.

A crescente procura por vacinas e medicamentos demonstra a preocupação da população com a saúde respiratória, especialmente em tempos de surto de H1N1. A prevenção e a vacinação continuam sendo as principais armas contra a gripe.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.