CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cresce o número de estagiários com mais de 40 anos em São Paulo

Em relação ao ano passado, o aumento representa 6%; área pedagógica é a que mais emprega
Estagiários acima de 40 anos
Em relação ao ano passado, o aumento representa 6%; área pedagógica é a que mais emprega

Em relação ao ano passado, o aumento representa 6%; área pedagógica é a que mais emprega

Realizando sonhos na maturidade: Elaine e a busca pela docência

Elaine Bernardino Plácido, aos 43 anos, realiza o sonho de infância de trabalhar com crianças. Atualmente estagiária em uma escola infantil, ela auxilia os alunos com a leitura e aprende com professoras experientes. Antes mesmo do estágio, sua paixão pela educação a levou a trabalhar como merendeira em outra escola. A busca pelo conhecimento a impulsionou a retornar à faculdade, com o objetivo claro de assumir sua própria sala de aula. Em suas palavras: “Em abril de 2017 eu comecei a minha faculdade, que era o meu sonho. Porque foi uma coisa assim que me fez muita falta, né, tipo para arrumar emprego, né, e também o que mais doi em mim é que era o meu sonho, né, de ser professora.”

Estagiários acima dos 40: uma tendência em crescimento

Elaine não está sozinha. Dados do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) apontam um aumento significativo no número de estagiários entre 40 e 50 anos em São Paulo: 4.130, representando um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. A área de humanas concentra a maior parte desses profissionais, com Pedagogia liderando a preferência (60%), seguida por Direito (11%) e Serviço Social (3%).

Maturidade e experiência como diferenciais

Para Fabiola Molina, consultora do CIEE, a contratação de estagiários com mais idade traz vantagens significativas às empresas. A maturidade, a capacidade de atuar como mentor para estagiários mais jovens e a perspectiva diferenciada são alguns dos pontos positivos. Sandra Paula Nogueira, aos 40 anos, também retornou aos estudos e ao mercado de trabalho como estagiária em pedagogia. Ela destaca a satisfação profissional e a oportunidade de aprender diferentes áreas da escola, desde lidar com alunos até tarefas administrativas e de informática. “Profissionalmente eu saio daqui satisfeita. Eu vou tentar fazer também saúde bucal aqui na Itec, que seria noite, né? 40 anos só o começo, né? Pra mim está sendo.”, afirma Sandra.

O Estado de São Paulo concentra 63% dos estagiários entre 40 e 50 anos do país, mostrando uma tendência crescente de profissionais maduros buscando novas oportunidades e contribuindo com sua experiência para o mercado de trabalho. Histórias como as de Elaine e Sandra demonstram que a idade não é barreira para a realização de sonhos e a busca por crescimento profissional.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.