CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cresce o número de estupros em Ribeirão Preto

De janeiro a maio, registros aumentaram 28%, segundo Secretaria de Segurança Pública
estupros Ribeirão Preto
De janeiro a maio, registros aumentaram 28%, segundo Secretaria de Segurança Pública

De janeiro a maio, registros aumentaram 28%, segundo Secretaria de Segurança Pública

Ribeirão Preto, SP – Os casos de estupro em Ribeirão Preto apresentaram um aumento preocupante de 28% nos primeiros cinco meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Aumento Expressivo nos Casos

O levantamento revela que a cidade registrou 32 ocorrências entre janeiro e maio deste ano, contra 25 no mesmo período de 2023. Somente em maio, foram 5 queixas, enquanto no ano passado houve apenas um caso. Os meses de janeiro, fevereiro, março e abril registraram, respectivamente, 7, 6, 10 e 4 ocorrências.

A Visão da Sociologia e a Necessidade de Educação

O sociólogo Vlaumir Souza enfatiza que os casos de estupro não se limitam a fatores como vestimentas ou casos de grande repercussão. Para ele, a raiz do problema reside na falta de uma educação mais eficiente. “A questão não é a roupa, é a educação masculina que é proposta. Sem educação de gênero nas escolas, nós não vamos resolver essa questão jamais”, afirma.

Souza destaca a persistência de uma cultura machista, sexista e patriarcal, que prioriza o prazer masculino e objetifica a mulher. Ele também observa que o aumento dos números pode estar relacionado à maior visibilidade do tema, com casos de figuras públicas como Xuxa vindo à tona. “Uma mulher é estuprada a cada 11 minutos em média no país. Isso tem que mudar, e só vai mudar com a educação de gênero.”

Outros Crimes e o Papel da População

Ainda segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública, com exceção do roubo de cargas, que subiu de 3 para 4 ocorrências, os demais crimes apresentaram queda em maio. A polícia registrou um homicídio doloso, contra 6 em maio do ano passado. No acumulado, são 23 casos, o mesmo número do ano anterior.

A especialista em segurança pública, Manuel Ferreira, ressalta que, embora a polícia desempenhe um papel fundamental na garantia da segurança, ainda há um longo caminho a percorrer. Ela destaca a importância da participação da população na redução da criminalidade, seja por meio de denúncias ou outras ações que dificultem a ação dos criminosos. “As pessoas têm sim de ligar 190, tem que ligar 181, tem que fazer as denúncias anônimas sim, porque é uma forma de se ficar registrado aquela situação.”

Os roubos em geral terminaram maio com baixa de 7%, 296 contra 318 em maio do ano passado. No acumulado, no entanto, a alta é de 4,6%. Foram 1.659 ocorrências entre janeiro e maio deste ano, contra 1.581 no mesmo período de 2023. Os roubos de veículos tiveram baixa de 30,88% em maio com 47 casos e de 34,32% no acumulado desde o início do ano. 266 ocorrências, assim como furtos em geral que caíram 12,13% no balanço do mês passado, 782 e 5,91% na soma das ocorrências desde o início do ano com 4.325 ocorrências.

Os dados apresentados revelam um cenário complexo, com aumento preocupante nos casos de estupro e variações em outros tipos de crimes. A conscientização, a educação e a colaboração da população são elementos cruciais para a construção de uma sociedade mais segura.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.