Em dois anos o total de empreendimentos aumentou 16%, indo de 23,5 mil para 27 mil
São Carlos registra crescimento de 16% no número de micro e pequenas empresas em dois anos, segundo dados da associação comercial da cidade. Este aumento contrasta com a diminuição do número de empresas que fecharam as portas no período.
Crise e Empreendedorismo
Apesar do cenário econômico desafiador dos últimos anos, muitos são-carlenses buscaram alternativas no empreendedorismo. A crise, que levou ao fechamento de 900 empresas em 2015, impulsionou a abertura de novos negócios. Para o economista Igor de Souza Teodoro, a demissão de trabalhadores contribuiu significativamente para esse aumento, com pessoas investindo em seus próprios empreendimentos como alternativa de renda.
Resiliência e Adaptação
O economista destaca que a crise afetou inicialmente as empresas mais frágeis, que fecharam rapidamente. As empresas que sobreviveram se adaptaram à nova realidade e se consolidaram no mercado. A redução no número de fechamentos em 2016 e nos primeiros meses de 2017 demonstra essa resiliência e capacidade de adaptação.
Leia também
Números Positivos
O total de empreendimentos em São Carlos cresceu de 23.580 para 27.000 neste ano, refletindo o aumento de novas empresas e a sobrevivência das que se adaptaram às dificuldades econômicas. Essa recuperação indica um cenário positivo para a economia local, mostrando a força do empreendedorismo na cidade.



