CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crescem os números de golpes contra aposentados na região

Uma falsa advogada foi presa nesta quinta-feira em Barrinha por golpes contra beneficiários do INSS
Golpes contra aposentados
Uma falsa advogada foi presa nesta quinta-feira em Barrinha por golpes contra beneficiários do INSS

Uma falsa advogada foi presa nesta quinta-feira em Barrinha por golpes contra beneficiários do INSS

Novos golpes têm prejudicado aposentados e beneficiários do INSS, causando preocupação no Instituto Nacional do Seguro Social. A orientação é buscar esclarecimentos diretamente na central de atendimento do órgão ou por meio de pessoas de confiança.

Golpes e Prisões Recentes

Vários casos recentes chamaram a atenção das autoridades. Em Ribeirão Preto, três pessoas foram presas por suspeita de aplicar golpes contra idosos, com a operação ‘Dupla Identidade’ investigando uma quadrilha que visava pessoas menos instruídas. Em setembro de 2022, outras cinco prisões ocorreram na região pelo mesmo motivo. Recentemente, uma mulher foi presa em Certãozinho acusada de estelionato, sob suspeita de ter enganado pelo menos 50 pessoas nos últimos três meses, prometendo aposentadorias em troca de valores que chegavam a R$ 10 mil.

Recomendações do INSS e Orientações para a População

O INSS alerta que suas agências não realizam contatos telefônicos ou por e-mail solicitando dados pessoais. Qualquer contato suspeito deve ser registrado e comunicado ao órgão por meio do telefone 135, site www.gov.br/inss ou diretamente em uma agência. Nunca forneça informações como cartão de banco ou senhas. Em casos mais graves, acione a polícia (190).

Ações da Polícia e Precauções

A polícia civil tem atuado na investigação desses crimes, com ações como a quebra de sigilo telefônico de suspeitos. Um caso envolveu a tentativa de saque de R$ 8.500 de uma conta de aposentado usando documentos falsos, com o suspeito utilizando um kit de falsificação adquirido em São Paulo. A variedade de golpes inclui o uso de documentos falsos para saques, a oferta de benefícios fraudulentos e a obtenção de procurações. Para idosos com dificuldades de locomoção, a recomendação é procurar um advogado de confiança, verificando sua documentação e idoneidade. O INSS reforça a importância do agendamento prévio para atendimento, dada a alta demanda e a limitação de servidores.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.