CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crescimento dos índices de criminalidade pode ter reflexos na economia de Ribeirão Preto

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo
índices de criminalidade
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo

Um estudo recente da Fundasse (Fundação para a Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia da USP de Ribeirão Preto) revelou um aumento preocupante em diversas modalidades de criminalidade na cidade. Os dados, referentes a 2013, apontam para um crescimento nos índices de homicídios dolosos, furtos, roubos e, especialmente, furtos e roubos de veículos.

Impacto da Violência na Economia Local

Segundo Luciano Nakabashi, responsável pela pesquisa, a escalada da violência não se restringe à segurança pública, afetando diretamente a economia da cidade. A percepção de insegurança impacta o bem-estar da população, influenciando decisões de moradia e trabalho. Além disso, a insegurança desestimula investimentos, pois empresários se mostram receosos em alocar recursos em um ambiente onde o risco de perdas por roubos, sequestros ou outros crimes é elevado.

A Relação entre Economia e Criminalidade

Nakabashi também explora a complexa relação entre o desempenho econômico e a criminalidade. Ele sugere que a concentração de riqueza ou o aumento do desemprego podem contribuir para o aumento da criminalidade, dependendo do tipo de mão de obra atraída e de sua estabilidade no mercado de trabalho. O economista ressalta que melhorias econômicas, especialmente aquelas acompanhadas de uma melhor distribuição de renda, podem ter um efeito positivo na redução da violência.

Ribeirão Preto em Comparativo com Outras Cidades

O estudo da Fundasse também compara os índices de criminalidade de Ribeirão Preto com outras cidades do estado de São Paulo. Embora tenha havido uma convergência nos indicadores de violência entre a capital e Campinas, que apresentavam números mais elevados em 2001, Ribeirão Preto ainda se encontra em uma situação menos favorável em relação a municípios com estruturas populacionais semelhantes, como São José dos Campos e Sorocaba. Um dado alarmante é o aumento significativo no número de roubos e furtos de veículos em Ribeirão Preto, com uma média de 653 casos a cada 100 mil habitantes em 2013, um aumento de 25% em relação a 2010.

Os dados apresentados pela Fundasse servem como um alerta para a necessidade de ações coordenadas entre as áreas de segurança pública e desenvolvimento econômico, visando a criação de um ambiente mais seguro e próspero para a população de Ribeirão Preto.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.