Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Reger Sena
Um grupo de desenvolvimento de jogos ludo educativos de São Carlos lançou um novo jogo com o objetivo de incentivar crianças no combate à dengue. O jogo, disponível gratuitamente, busca auxiliar escolas, prefeituras e qualquer pessoa interessada em divulgar essa causa.
A Origem da Ideia
Alexandre Rosenfeld, coordenador de desenvolvimento, explica que a ideia surgiu do coordenador na Alfos-Unesp, o professor Alson Longo. Observando o grande número de casos de dengue, o professor Longo vislumbrou no jogo uma ferramenta para auxiliar no combate à doença.
Desenvolvimento e Dinâmica do Jogo
O jogo, intitulado “Contra a Dengue 2 na Cidade”, é a segunda versão do projeto. A primeira versão levou cerca de dois meses para ser desenvolvida, enquanto esta expansão, com nova arte e fases, demandou mais um mês de trabalho. Alexandre descreve o jogo como um jogo de plataforma, similar ao Super Mario Bros, onde o jogador controla Sofia, uma menina que precisa combater a dengue. A personagem assiste a um noticiário sobre a dengue e aprende o que precisa ser feito, como jogar areia nos vasos de flores para eliminar focos do mosquito.
Leia também
Acesso e Desafios
O jogo é gratuito e pode ser acessado no portal ludoeducativo.com.br, onde também estão disponíveis outros jogos sobre a dengue, como um jogo da memória. Para vencer, a criança precisa combater todos os mosquitos e focos da dengue, evitando que Sofia adoeça. O jogo atual possui 15 fases, todas refeitas para esta nova versão, com novos desafios e mecanismos em cenários urbanos.
O jogo já foi testado com crianças e a recepção foi positiva, com muitos comentários elogiando a dinâmica e o visual. Sofia, a personagem principal, é uma menina de aproximadamente 10 anos.
Com uma proposta educativa e divertida, o jogo representa uma iniciativa interessante para conscientizar e engajar as crianças no combate à dengue.



