Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo
Vinte e uma crianças e adolescentes do Instituto Plural de Educação e Cidadania Vila Bella, localizado na Vila Virgínia, em Ribeirão Preto, embarcaram rumo a Brasília para realizar um sonho: assistir ao jogo entre Portugal e Gana. A viagem foi viabilizada através de uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que atendeu ao pedido da instituição.
A Emoção de Realizar Sonhos
Silvia Helena Seixas, coordenadora pedagógica do Instituto Plural, expressou a emoção da instituição em proporcionar essa experiência. “É uma emoção, porque o Instituto Plural é uma instituição diferente, a gente não só sobe e alimenta, né? A questão mais interessante aí é disputar sonhos, né? E esse é o sonho dos meninos”, afirmou.
Critérios e Escolha do Programa Abioná
Embora o desejo fosse levar todas as 60 crianças atendidas pelo instituto, a logística permitiu contemplar apenas um grupo específico. A escolha recaiu sobre as crianças do programa Abioná, um projeto de fortalecimento de vínculos. A coordenadora pedagógica explicou a importância de assistir a um jogo com um país do continente africano, alinhando-se ao trabalho do instituto no combate ao racismo.
Leia também
A Torcida Dividida e a Batucada na Chegada
A expectativa para o jogo é grande, com alguns jovens ansiosos para torcer por Gana, enquanto outros permanecem fiéis a Cristiano Ronaldo, de Portugal. Essa diversidade de opiniões é vista como algo positivo, refletindo o respeito às diferenças promovido pelo instituto. Além disso, os jovens prepararam uma apresentação especial: eles tocarão o hino nacional em ritmo de batucada na entrada do estádio para a delegação de Portugal.
A iniciativa demonstra o poder do esporte e da colaboração entre instituições para proporcionar momentos inesquecíveis e fortalecer o desenvolvimento social de jovens em situação de vulnerabilidade.



