Apesar disso, terceira etapa da campanha de vacinação já tem 80,2% de pessoas imunizadas
A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto divulgou ontem um balanço preocupante da campanha de vacinação contra a gripe. Apesar de 80,2% da população dos grupos prioritários já imunizada, as taxas de cobertura em crianças e gestantes estão abaixo do esperado, com apenas 45,6% vacinadas.
Baixa adesão em grupos prioritários
A terceira etapa da campanha, que termina em 30 de junho, tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias), idosos e adultos de 55 a 59 anos. A meta é atingir 90% de imunização em todos esses grupos, mas os números atuais indicam um desafio para alcançar essa meta, principalmente entre crianças e gestantes.
Números da Campanha
Até o momento, foram imunizadas 18.900 crianças, 28.270 trabalhadores da saúde, 2.749 gestantes, 807 puérperas, pouco mais de 94 mil idosos, pouco mais de 12.500 adultos de 55 a 59 anos e 31.500 pessoas com comorbidades. A baixa adesão entre crianças e gestantes é motivo de preocupação para as autoridades de saúde.
Leia também
Importância da vacinação e próximos passos
A vacinação contra a gripe é fundamental, principalmente em tempos de pandemia de Covid-19. A imunização facilita o diagnóstico de Covid-19 em caso de sintomas mais graves. Ribeirão Preto disponibiliza 36 salas de vacinação até terça-feira, dia 30. É importante levar a caderneta de vacinação para atualização de outras vacinas em atraso. A prefeitura foi procurada para comentar sobre ações para aumentar a cobertura vacinal nos próximos dias, especialmente entre crianças e gestantes, considerando a importância da imunização, principalmente no inverno.



