CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crimes cometidos por adolescentes sobem 53% em Ribeirão Preto

Ministro das Comunicações Paulo Bernardo falou à CBN Ribeirão
Crimes cometidos por adolescentes sobem 53%
Ministro das Comunicações Paulo Bernardo falou à CBN Ribeirão

Ministro das Comunicações Paulo Bernardo falou à CBN Ribeirão

O número de crimes cometidos por adolescentes em Ribeirão Preto aumentou 52% nos últimos dois anos, Crimes cometidos por adolescentes sobem 53% em Ribeirão Preto, segundo dados da segurança pública local. Apenas no primeiro semestre de 2013, 195 jovens infratores foram detidos pela polícia, o que representa uma média de um por dia.

Um caso recente que chamou a atenção da população foi a morte do ex-jogador do Botafogo José Pedro Rotirotti, que foi vítima de um crime grave na última quarta-feira. Ele foi morto com um tiro na cabeça por dois adolescentes, que foram capturados pela polícia e encaminhados para a Fundação Casa, instituição responsável pela internação de menores infratores.

“A gente está morando na capital e fica achando que na cidade interior, apesar de que Ribeirão Preto é uma cidade muito grande, que o clima é mais tranquilo e fica surpreso de ver uma coisa como essa. De fato, muito triste. E o fato de ser uma tragédia como essa, violência, de ser repentino, com certeza, deixou todo mundo desarvorado”, afirmou Paulo Bernardo, ministro das Comunicações e cunhado da vítima.

Dados da segurança pública: O capitão da Polícia Militar Marco Aurélio Gritte informou que o número de jovens apreendidos em 2013 já superou o total registrado em todo o ano de 2012. Segundo ele, as estatísticas indicam que os adolescentes infratores estão, na maior parte das vezes, envolvidos em crimes relacionados ao tráfico de entorpecentes, porte de drogas e roubos, caracterizados pela violência ou ameaça contra a pessoa.

Perfil dos crimes cometidos

De acordo com o capitão Gritte, os delitos cometidos por adolescentes concentram-se principalmente em três categorias: tráfico de drogas, porte ilegal de entorpecentes e crimes de roubo. Esses crimes envolvem, frequentemente, o uso da violência ou ameaça direta às vítimas, o que contribui para o aumento da sensação de insegurança na cidade.

Medidas judiciais e encaminhamento dos menores: O juiz da Infância e Juventude de Ribeirão Preto, Paulo César Gentili, afirmou que até dois menores infratores são encaminhados diariamente para a Fundação Casa na cidade. Essa instituição é responsável pela internação e acompanhamento dos adolescentes que cometem atos infracionais, conforme previsto na legislação brasileira.

Impacto social e preocupações: O aumento da criminalidade juvenil em Ribeirão Preto tem gerado preocupação entre autoridades e moradores. A tragédia envolvendo o ex-jogador José Pedro Rotirotti evidenciou a gravidade da situação e o impacto da violência mesmo em cidades consideradas de porte médio e interioranas. A percepção de segurança, que geralmente é maior em cidades do interior, tem sido abalada pelo crescimento dos crimes cometidos por adolescentes.

Informações adicionais

Não foram divulgados dados detalhados sobre os perfis socioeconômicos dos jovens infratores nem sobre as ações específicas adotadas pelas autoridades para conter o aumento da criminalidade juvenil em Ribeirão Preto. As medidas preventivas e de reintegração social permanecem pouco esclarecidas à população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.