Problema tem sido registrado no bairro Jardim Olhos D’água; advogado Leonardo Afonso Pontes comenta o caso e elenca os crimes
Moradores da Avenida Sergio Cardoso de Almeida, no Jardim Olhos d’Água (zona sul), denunciam constantes rachas e excesso de velocidade.
Pista de Corrida Clandestina
A avenida, que possui limite de velocidade de 60 km/h, se tornou palco frequente de disputas ilegais de velocidade. Segundo relatos, carros e motos circulam a mais do dobro da velocidade permitida, colocando em risco a segurança dos moradores e pedestres. Em atrássto, moradores já haviam registrado reclamações semelhantes, com um perito aposentado da Polícia Civil medindo velocidades de até 120 km/h em vídeos gravados pelos vizinhos.
Impactos e Consequências
Rafael Bompani, morador da região, afirma que no último fim de semana, cerca de 60 motociclistas participaram de um racha na avenida. O problema se repete em vários finais de semana, causando barulho excessivo, perturbação do sossego e insegurança para os moradores. A polícia, ao ser acionada, dispersa os participantes, mas eles retornam após a saída das viaturas.
Aspectos Legais e Soluções
O advogado Leonardo Pontes explica as implicações legais dos rachas, que configuram crime de trânsito com multas elevadas, suspensão da carteira de habilitação e até apreensão do veículo. A gravidade da pena aumenta em caso de lesões corporais ou morte. Além disso, o barulho excessivo configura poluição sonora, crime ambiental mais grave que a perturbação do sossego, dependendo da intensidade do ruído. A solução passa pela intensificação da fiscalização e pelo registro de boletins de ocorrência pelos moradores. A Secretaria de Segurança Pública afirma acompanhar as ocorrências e orienta a população a registrar os casos na delegacia.



