Segundo especialista, um dos fatores que acarretam o problema é a falta de programas eficientes de recuperação de menores
Ribeirão Preto enfrenta aumento de crimes envolvendo menores
Crimes recentes
A cidade de Ribeirão Preto registrou, em um curto espaço de tempo, pelo menos três ocorrências envolvendo adolescentes: um roubo a motorista de Uber, um furto e um roubo de veículos em um shopping. O roubo ao motorista de Uber resultou em um acidente grave após perseguição policial, com os adolescentes envolvidos sofrendo ferimentos e sendo internados. Já o furto de um veículo envolveu dois irmãos, de 11 e 13 anos, que utilizaram uma chave falsa e colidiram com um ônibus durante a fuga. Por fim, um furto de um Gol em um shopping teve a participação de um adolescente de 15 anos e um investigado de 26 anos.
Análise do problema
A delegacia da infância e juventude de Ribeirão Preto registra em média 25 casos de menores envolvidos em tráfico de drogas e roubos. Especialistas apontam a falta de programas de prevenção e um sistema de punição ineficaz como fatores que contribuem para a reincidência. Um psicólogo destaca a necessidade de medidas alternativas à internação, como prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida, focando no fortalecimento do vínculo afetivo. Um sociólogo analisa o problema sob duas perspectivas: a fragilidade familiar e as desigualdades sociais, com a falta de emprego e o tráfico de drogas como fatores agravantes. O tráfico, segundo ele, pode oferecer uma alternativa de renda e atenção para menores carentes, substituindo o papel da família e do Estado.
Leia também
Ação da Polícia Militar
A Polícia Militar de Ribeirão Preto tem se reunido com representantes de aplicativos de transporte para discutir a onda de assaltos a motoristas. Há um aumento significativo desses crimes, principalmente na zona norte da cidade, com modus operandi semelhante: grupos de jovens usando uma mulher para chamar o Uber e rendendo o motorista. A facilidade de acesso aos aplicativos é apontada como fator que facilita a ação dos criminosos. A polícia busca estratégias para prevenir esses delitos.
A situação em Ribeirão Preto demonstra a complexidade do problema da criminalidade juvenil, exigindo ações integradas que contemplem prevenção, assistência social e punição adequada, além de políticas públicas que combatam as desigualdades sociais e promovam a inclusão.



