Os índices de criminalidade em Ribeirão Preto apresentaram queda em 2025, acompanhando uma tendência observada em todo o estado de São Paulo. o fechamento de 2025 mostra redução nos homicídios dolosos, além de quedas em roubos e furtos em geral, incluindo crimes envolvendo veículos.
Em entrevista ao Manhã CBN desta quinta-feira (5), o consultor de segurança Marco Aurélio Gritti explicou que a tendência já vinha sendo percebida desde o final do primeiro semestre do ano passado. Ele também ressaltou que o índice de homicídios no estado de São Paulo permanece abaixo de cinco casos por 100 mil habitantes, patamar comparável ao de países desenvolvidos.
Produtividade policial
Outro ponto destacado foi o aumento da produtividade das forças de segurança, com crescimento no número de flagrantes de tráfico de drogas, prisões realizadas e apreensões de armas de fogo. Sobre a diminuição no número de veículos recuperados, Gritti esclareceu que operações contra desmanches clandestinos frequentemente resultam na apreensão de peças e carrocerias sem identificação, o que impede a contabilização oficial como “veículos recuperados”, mesmo com o desmantelamento de esquemas criminosos.
Segundo o consultor, a redução dos índices é resultado de um conjunto de fatores, com destaque para a integração entre as forças de segurança, como Polícias Civil, Militar e Federal, Guarda Civil Metropolitana e Ministério Público, por meio do Gaeco. O investimento em tecnologia também foi apontado como decisivo, especialmente com o programa Muralha Paulista, que utiliza inteligência e monitoramento para identificar o deslocamento de criminosos e apoiar operações integradas em todo o estado.
Participação da sociedade
Gritti enfatizou ainda o papel do cidadão na segurança pública, defendendo que a população cobre do Estado e do Município a reposição de efetivo e equipamentos. Em Ribeirão Preto, ele destacou a atuação dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) em todas as regiões da cidade, ressaltando que a participação popular contribui tanto com informações locais quanto com ações de zeladoria urbana, diretamente ligadas à prevenção da criminalidade.



