CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criminalidade em Ribeirão Preto cresce em 2017

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram aumento nos casos de estupro, roubos e lesões corporais
criminalidade Ribeirão Preto
Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram aumento nos casos de estupro, roubos e lesões corporais

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram aumento nos casos de estupro, roubos e lesões corporais

Aumento de Crimes em Ribeirão Preto Preocupa Autoridades

Explosão de Roubos e Outros Crimes

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, 11 dos 20 tipos de crimes analisados registraram aumento em Ribeirão Preto entre janeiro e março de 2017, em comparação com o mesmo período de 2016. Os roubos lideram o ranking de crescimento, saltando de 911 para 1105 casos. Roubos de veículos também apresentaram aumento significativo, passando de 166 para 197, enquanto os roubos de carga tiveram um crescimento ainda mais expressivo, de 3 para 17 casos.

Impacto Social e Econômico

Para o especialista em segurança pública, Manuel Ferreira, a falta de políticas públicas eficazes e de investimentos na área de segurança contribui para o crescimento desenfreado da criminalidade. Ele aponta para a necessidade de investimentos em estrutura social, incluindo educação, saneamento básico, saúde e segurança, como medidas essenciais para combater a violência. A questão socioeconômica, com a falta de emprego e dificuldades de sustento familiar, também é apontada como um fator agravante. O aumento de estupros (de 23 para 29 casos, sendo 14 de vulneráveis), latrocínios (de 1 para 2) e homicídios culposos por acidentes de trânsito (de 7 para 13) reforça essa preocupante realidade. Um caso emblemático foi o roubo sofrido por um cadeirante na Avenida 9 de Julho, que teve seu veículo adaptado roubado por bandidos armados.

Ousadia e Impunidade

O aumento das lesões corporais (de 366 para 572) e dos acidentes de trânsito culposos (de 5 para 32) demonstram a ousadia dos criminosos e a falta de segurança nas ruas. A violência não está mais selecionando suas vítimas, atingindo inclusive pessoas em situação de vulnerabilidade, como demonstra o caso do cadeirante. A ausência de políticas públicas efetivas e a falta de investimentos na área de segurança pública preocupam especialistas e população, que clamam por ações urgentes para reverter esse quadro de insegurança.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.