CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criminosos usam nome de instituições financeiras e do programa Desenrola para aplicar golpes

Contato geralmente é feito pelo WhatsApp com promessas 'milagrosas'; Eduardo Soares traz os detalhes no 'Mundo Digital'
Golpes Desenrola
Contato geralmente é feito pelo WhatsApp com promessas 'milagrosas'; Eduardo Soares traz os detalhes no 'Mundo Digital'

Contato geralmente é feito pelo WhatsApp com promessas ‘milagrosas’; Eduardo Soares traz os detalhes no ‘Mundo Digital’

Golpes virtuais estão se aproveitando do programa Desenrola Brasil para enganar pessoas endividadas. De acordo com Eduardo Soares, especialista em tecnologia, os criminosos estão usando diferentes métodos para aplicar seus golpes.

Golpes via WhatsApp, Facebook e Instagram

Os golpistas estão usando principalmente o WhatsApp, mas também o Facebook e o Instagram, para se passar por bancos ou pelo Serasa. Eles enviam mensagens prometendo descontos mirabolantes (até 99%) na renegociação de dívidas, ou pedem dados pessoais sob falsos pretextos (phishing). Em alguns casos, eles enviam links para sites falsos que imitam os sites oficiais.

Como se proteger

Para evitar cair em golpes, é importante desconfiar de ofertas mirabolantes, verificar se o contato é oficial (pesquisando o número de WhatsApp do Serasa, por exemplo) e nunca clicar em links suspeitos. O governo não está patrocinando posts sobre o Desenrola Brasil nas redes sociais; links patrocinados devem ser vistos com desconfiança. Além disso, lembre-se que o Serasa só realiza negociações de dívidas através do Serasa Limpa Nome, dentro do seu site oficial (serasa.com.br).

Caso perceba algo suspeito, denuncie o perfil falso na rede social. No WhatsApp, o ideal é bloquear o número. Se cair em um golpe, registre um boletim de ocorrência na polícia civil e denuncie à Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Novas ferramentas e precauções

O WhatsApp está lançando uma nova função que permite enviar mensagens a números não salvos na agenda, facilitando o contato com empresas e serviços. Atualize seu aplicativo para ter acesso a essa funcionalidade. Lembre-se que seu banco geralmente entra em contato através do aplicativo do seu celular, e não via e-mail. Para negociar dívidas, procure diretamente o site do Serasa e não espere que alguém entre em contato com você.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.