CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crise financeira afeta setor de transportes em Araraquara

No primeiro semestre, 659 postos de trabalho foram fechados na cidade
Crise financeira transportes
No primeiro semestre, 659 postos de trabalho foram fechados na cidade

No primeiro semestre, 659 postos de trabalho foram fechados na cidade

As demissões em massa causadas pela crise econômica geraram impactos significativos em diversos setores, principalmente no setor de serviços. Um exemplo claro disso é a redução drástica no número de passageiros do transporte público em Araracuara.

Impacto no Transporte Coletivo e no Comércio Local

No primeiro semestre do ano, foram fechados 659 postos de trabalho na cidade, levando muitas pessoas à situação de desemprego. Com a diminuição da renda, houve uma queda de 16% na demanda por transporte coletivo. A ajudante de produção Roberta Daldério, por exemplo, relata que, inicialmente, utilizava o ônibus para entregar currículos, mas a falta de recursos a obrigou a buscar emprego pela internet. A situação financeira de muitas famílias ficou comprometida, resultando em cortes de serviços essenciais como água e telefone. O comércio local também sofreu, com a redução no consumo devido ao desemprego.

Efeito Cascata na Economia Local

Um restaurante especializado em alimentação coletiva, que dependia dos funcionários das empresas da região, viu seu número de clientes cair drasticamente com as demissões. A proprietária, Milena Borsari, teve que se adaptar, buscando novos nichos de mercado para manter o negócio. Este cenário ilustra o efeito cascata da crise: o desemprego leva à redução do consumo, afetando o comércio e o setor de serviços, gerando ainda mais desemprego. A economista Daniela Mascarenhas explica esse fenômeno como um "efeito substituição", onde a perda de benefícios como vale-transporte e vale-alimentação resulta em redução do uso de serviços, com as pessoas optando por alternativas mais econômicas, como ir a pé ou de bicicleta.

Perspectivas para a Recuperação Econômica

Embora alguns economistas prevejam a retomada do crescimento econômico somente no próximo ano, outros, como Nelson Rocha Augusto, acreditam que isso possa ocorrer ainda em 2023. A situação em Araracuara reflete a complexidade da crise e a necessidade de estratégias de adaptação tanto por parte das empresas quanto dos indivíduos para superar esse período difícil. A busca por novos empregos e a reinvenção de modelos de negócios são cruciais para a recuperação da economia local.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.