Em 2018 número de novas empresas aumentou mais de 14% no estado de São Paulo
A crise financeira tem impulsionado muitos brasileiros a abrirem seus próprios negócios. No primeiro semestre deste ano, o número de novas empresas no estado cresceu mais de 14%, com destaque para os setores de alimentação e beleza.
De Publicitária a Empreendedora: Uma História de Sucesso
Rafaela Masse, 29 anos, trocou a carreira de publicitária por um estúdio de maquiagem. Desde o início do ano, ela vem investindo em sua qualificação profissional: “Estou fazendo curso de sobrancelha para agregar ao meu cliente. Tenho um curso de extensão de cílios também para agregar também ao meu trabalho. E sempre tem que correr atrás e se qualificando cada vez mais”.
Planejamento e Capacitação: Chaves para o Sucesso
Carlos Elton, gerente regional do Sebrae, destaca a importância do planejamento e da capacitação para quem deseja empreender. Ele enfatiza a necessidade de conhecer bem o ramo de atuação, definir um propósito claro, planejar os recursos (materiais, humanos e financeiros) e buscar conhecimento gerencial e técnico. “Aliás, não dá para ficar parado, né? Primeiro, conhecer aquilo realmente que pretende fazer, ter um propósito com relação ao negócio que vai ser empreendido, planejamento, analisar que tipos de recursos são necessários, tanto materiais, humanos e também financeiros. Em um outro lado, que é tão importante que a gente não pode deixar, que é a capacitação. Buscar conhecimento gerencial e buscar conhecimento técnico.”
Leia também
Realizando Sonhos: Uma Cafeteria de Família
Vera Lúcia Meira seguiu esses conselhos ao abrir uma cafeteria com a filha. Após viagens de pesquisa a São Paulo, Curitiba e Ribeirão Preto para estudar o mercado, concretizaram o sonho: “A minha filha, ela tinha vontade. O sonho dela, na verdade, era ter uma cafeteria. E por que não fazer? Aí nós viajamos bastante, fomos conhecer outros lugares… E aí a gente viu que realmente a gente estava no lugar certo. Aí resolvemos montar”.
O crescimento de 14% no número de novas empresas no primeiro semestre demonstra que a busca por novas oportunidades, impulsionada pela crise, está gerando resultados positivos. A combinação de planejamento, capacitação e paixão pelo negócio se mostra fundamental para o sucesso empreendedor.



