Head de marketing, Thiago Fernandes, explica como os jogadores de futebol estão ganhando mais dinheiro vendendo publicações
Em tempos de redes sociais, o sucesso de jogadores de futebol transcende o campo, alcançando cifras milionárias com publicações patrocinadas. Para entender esse fenômeno, conversamos com o especialista em marketing Tiago Fernandes.
O Império Digital dos Craques
Cristiano Ronaldo, com mais de 500 milhões de seguidores no Instagram, lidera o ranking de atletas com maior alcance digital. Essa influência massiva impulsiona o marketing de influência, com marcas investindo em posts patrocinados por esses jogadores. Uma pesquisa indica que 75% das pessoas já foram influenciadas a comprar algo por meio de terceiros, demonstrando o poder desse tipo de marketing.
Quanto Custa um Post?
A pergunta que fica é: vale mais a pena para esses jogadores jogar futebol ou administrar suas redes sociais? A resposta, considerando os valores envolvidos, é surpreendente. Um post de Cristiano Ronaldo custa cerca de 6 milhões de reais, enquanto o salário mensal dele no Manchester United era de 12 milhões. Ou seja, dois posts equivalem ao seu salário mensal. Outros jogadores também lucram com valores milionários: Messi cobra 8 milhões, Neymar 4 milhões e outros craques como Mbappé e Lewandowski também faturam alto com suas publicações.
Leia também
Fenômenos Dentro e Fora de Campo
A popularidade desses atletas nas redes sociais é indiscutivelmente ligada ao seu sucesso no futebol. No entanto, os valores astronômicos pagos por um único post demonstram o peso da influência digital. Uma foto de Cristiano Ronaldo e Messi juntos, por exemplo, alcançou mais de 39 milhões de curtidas, mostrando o alcance e o impacto que esses jogadores têm no mundo digital. A carreira desses astros, portanto, se estende para além dos gramados, consolidando-se no universo da publicidade e do marketing digital com um potencial de ganhos que supera, em muitos casos, os rendimentos obtidos em campo.