Centenas foram resgatados com fome extrema; interessados podem deixar suas doações no Sesc Ribeirão
A maior reserva indígena brasileira, a Terra Indígena Yanomami, enfrenta uma grave crise sanitária, com casos de malária e desnutrição severa, principalmente entre crianças. O avanço do garimpo ilegal, que aumentou 46% em um ano, é apontado como a principal causa do problema.
Devastação e a Crise Humanitária
Trinta anos após sua demarcação, a região vive o pior cenário de devastação ambiental de sua história, impactando diretamente a vida dos indígenas. A situação se agravou a ponto de gerar uma crise humanitária, com registros de mortes de indígenas devido à desnutrição e doenças.
Ação da CUFA em Ribeirão Preto
Em resposta à crise, a Central Única das Favelas (CUFA) de Ribeirão Preto, em conjunto com a CUFA Nacional, lançou uma campanha de arrecadação de recursos para auxiliar os Yanomami. A iniciativa visa construir um posto de saúde fixo na região, além de arrecadar alimentos e água potável.
Doações e Contato
Para contribuir, a população pode realizar doações por meio de vaquinhas online (acesse as redes sociais da CUFA Ribeirão Preto ou Nacional para mais informações) ou entrar em contato pelo telefone (016) 99262-5033 para doações de alimentos, água e suplementos alimentares. A CUFA também está recebendo doações de alimentos no Sesc Ribeirão Preto, na Rua Ibrea, número 50. A transparência na destinação dos recursos é garantida pela organização, assegurando que as doações cheguem diretamente aos indígenas.



