CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Custo de vida dos francanos aumenta no mês de maio

Maiores reajustes foram nas hortaliças, legumes e remédios em geral
custo de vida francanos
Maiores reajustes foram nas hortaliças, legumes e remédios em geral

Maiores reajustes foram nas hortaliças, legumes e remédios em geral

Franca registra alta no custo de vida em maio

Inflação de 0,36%

O município de Franca registrou inflação de 0,36% em maio, segundo dados do Índice de Preço ao Consumidor (IPC) da Associação Comercial e Industrial de Franca (ACIF). Alimentação, saúde e cuidados pessoais foram os itens que mais impactaram o índice, com destaque para o aumento de 19,62% nos preços de hortaliças e legumes.

Greve dos caminhoneiros e dólar em alta

O economista Adnan Kaliuje Baili Jr. aponta a greve dos caminhoneiros como o principal fator para a alta de preços, causando desabastecimento e elevando os custos, principalmente de alimentos. Outro fator preocupante é a alta do dólar, que pode agravar a situação nos próximos meses, contribuindo para um aumento constante do custo de vida.

Cenário econômico

Apesar do aumento em Franca, o custo de vida na cidade permanece menor que nas capitais brasileiras. Embora setores como vestuário, transporte e habitação tenham apresentado queda em suas taxas de variação, a perspectiva para os próximos meses é de aumento contínuo no custo de vida, devido à inflação e à valorização do dólar. A retomada econômica lenta também contribui para um cenário econômico mais desafiador para o final do ano.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.