Pesquisa de Índice de Preços ao Consumidor da ACIRP revela inflação de 0,30% no último mês
Lisandra Oliveira, analista financeira em Ribeirão Preto, expressou seu choque ao realizar as compras do mês passado. O aumento contínuo dos preços a forçou a se desdobrar para conseguir honrar todas as contas de setembro.
Impacto no Orçamento Familiar
Lisandra relatou um aumento significativo em despesas rotineiras, como a escola dos filhos e o gás de cozinha. “Eu levei um susto atrásra no mês de setembro porque isso realmente aumentou absurdamente. Então realmente viver nessas condições hoje com o nosso salário está praticamente impossível”, desabafou.
A Inflação em Ribeirão Preto
Esse impacto sentido pelos consumidores reflete a instabilidade da economia brasileira, e Ribeirão Preto não é exceção. A inflação na cidade atingiu 0,30% no último mês, indicando um aumento no custo de vida em comparação com atrássto. A informação é proveniente do índice de pesquisa do consumidor apresentado por Fred Guimarães, economista da Associação Comercial de Ribeirão Preto.
Leia também
Guimarães comentou: “É um resultado um pouco acima daquilo que a gente previa, a gente previa um resultado até 0,20% na inflação no mês. Na minha opinião é reflexo de todo o cenário econômico que nós vivemos atualmente.” Ele apontou o gás de cozinha como um dos principais vilões, devido a um aumento de 15%, além de serviços como dentista, que também contribuíram para a inflação. Houve ligeiras quedas em alguns itens, mas sem impacto significativo no resultado final.
Previsões para o Futuro
A energia elétrica apresentou uma pequena queda, assim como o leite, que, apesar da redução, continua caro. As perspectivas para o próximo mês não são animadoras, segundo o economista. “A expectativa é em função de que a gente está convivendo com o aumento dos combustíveis, de vermos o aumento da gasolina, do etanol e do diesel. Esse aumento vai contribuir com a inflação em outubro de 0,39% mais um aumento que nós já apuramos nos alimentos no supermercado de 0,5%. Então, se tudo mais constante, se não houver novas mudanças, nós vivemos que a inflação em torno de 0,8% que é uma inflação muito elevada para o mês de outubro”, concluiu.
Diante desse cenário, os moradores de Ribeirão Preto precisam se preparar para um período de maior aperto financeiro.



