CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Custo de vida fica mais barato em Ribeirão Preto em outubro

Pesquisa da ACIRP revela baixa de 0,17% no índice de preços; alimentação fora de casa e passagens aéreas tiveram alta no preço
Custo de vida Ribeirão Preto
Pesquisa da ACIRP revela baixa de 0,17% no índice de preços; alimentação fora de casa e passagens aéreas tiveram alta no preço

Pesquisa da ACIRP revela baixa de 0,17% no índice de preços; alimentação fora de casa e passagens aéreas tiveram alta no preço

O mês de outubro trouxe desafios para o consumidor brasileiro, com a inflação impactando diretamente o bolso. De acordo com o novo boletim de índice de preços ao consumidor divulgado pela Sirp, a alimentação fora do lar registrou alta de 0,80%, influenciada principalmente pelo aumento no preço de itens como laranjas, batatas e carnes vermelhas.

Impacto dos alimentos nos preços

Diversos alimentos contribuíram para o aumento da inflação. O café e o açúcar também apresentaram variações de preço, somando-se aos impactos já citados. Por outro lado, alguns alimentos apresentaram queda de preços, como o melão (-20%), a manga (-17%) e o pepino (-37%), o que ajudou a conter o crescimento da inflação. O economista Gabriel Couto, da Sirp, destaca que a inflação de 4,76% acumulada no ano é relativamente alta para os padrões de outono, principalmente considerando o choque de preços de itens como leite e feijão entre junho e atrássto.

Serviços e outros itens

Além dos alimentos, outros setores também influenciaram o índice de preços ao consumidor. As passagens aéreas registraram um aumento significativo de 18,5%, impulsionado pela alta demanda no fim do ano. A volatilidade do setor e a proximidade das festas de fim de ano contribuem para essa variação. Roupas e calçados também apresentaram leve aumento (0,64%). Em contrapartida, os preços de carros usados continuam caindo, com uma redução de quase 10% em outubro.

Índice final e perspectivas

Considerando as altas e baixas, o índice de preços ao consumidor em outubro fechou em -0,17%, um resultado melhor que o registrado em setembro (-0,45%). Embora os números de 2023 ainda estejam abaixo dos registrados em 2015 (7,55%), eles superam os de 2014 (4,07%). A situação financeira do consumidor, portanto, permanece sensível às flutuações de preços, exigindo planejamento e atenção às variações de custo de itens essenciais.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.