Ouça na coluna ‘CBN Empreende’, com Clayton Guimarães
O fim do ano é sempre uma época de boas perspectivas financeiras, principalmente para o comércio. Com a Black Friday dando o pontapé inicial e as vendas de Natal se aproximando, o varejo se prepara para um período de alta movimentação.
Retomada do Espírito Natalino e Projeções Positivas
Após tempos difíceis, o espírito natalino retorna com força, impulsionando as vendas. De acordo com estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o comércio varejista paulista deve crescer 5% em dezembro, atingindo R$ 91 bilhões em vendas. Esse crescimento é atribuído à maior circulação de consumidores, ao pagamento do 13º salário e às ofertas dos lojistas.
Atrações Culturais e Ações de Marketing
Além das promoções, eventos culturais contribuem para atrair o público ao comércio de rua. Em Ribeirão Preto, a volta de tradicionais eventos natalinos, como a apresentação do coral dos Meninos Cantores de Ribeirão Preto, e a instalação de uma decoração especial, criam um clima festivo e atraem consumidores. A cidade também conta com a fábrica do Papai Noel, grandes árvores de Natal e uma programação especial em teatros e bibliotecas.
Leia também
Reflexão e Otimismo para o Futuro
O retorno do espírito natalino é fundamental para resgatar o otimismo e impulsionar a economia. As ações conjuntas de empresas, entidades e o próprio comércio contribuem para uma retomada positiva, não apenas no período natalino, mas como um marco para um futuro de mais solidariedade e esperança.