Cidade teve piora nos números de homicídios, lesões corporais e estupros, em relação ao mesmo período do ano passado
A cidade de Ribeirão Preto enfrenta um aumento preocupante nos índices de criminalidade, quando comparados ao mesmo período do ano passado. Os números de homicídios, lesões corporais e estupros registraram crescimento significativo, gerando alerta nas autoridades e na população.
Aumento de Crimes Violentos
As lesões corporais apresentaram um aumento de 11%, saltando de 138 casos em 2016 para 154 em 2017. Já os homicídios dolosos (com intenção de matar) subiram de três para cinco casos no mesmo período. Os estupros também tiveram um aumento, passando de oito casos em 2016 para 11 em 2017. É importante destacar que esses números podem estar subnotificados, já que muitos casos de estupro não são registrados.
Sucateamento da Polícia e Falta de Confiança
Rafael Alcadepani, membro do Fórum de Segurança Pública do Estado, aponta o sucateamento da polícia como um dos principais fatores que contribuem para o aumento da criminalidade em Ribeirão Preto. Ele destaca a dificuldade da polícia civil em dar andamento aos casos devido à falta de recursos. Além disso, a falta de confiança da população na polícia, muitas vezes devido à truculência e violência policial, impede que muitas denúncias sejam feitas, dificultando ainda mais o combate à criminalidade.
Leia também
Tendências Contrárias e a Necessidade de Ações Conjuntas
Apesar do aumento nos crimes violentos, houve redução nos roubos e furtos de veículos em comparação ao mesmo período do ano passado. No entanto, esses crimes aumentaram em relação ao mês de atrássto. Para reverter esse quadro, é fundamental que haja uma aproximação entre a população e a polícia, construindo uma relação de confiança que incentive as denúncias e permita um trabalho mais eficaz das forças de segurança. A segurança pública é uma responsabilidade de todos, e a solução para o problema exige ações conjuntas da população e das autoridades.



