Mês de outubro fechou no azul com 750 vagas em Ribeirão Preto; destaque para os setores do comércio e construção civil
Ribeirão Preto e região vivenciaram um outubro positivo no mercado de trabalho, com a criação de diversas vagas de emprego, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAJED).
Destaques Regionais: Ribeirão Preto e Franca
Em Ribeirão Preto, foram criadas 757 novas vagas, com destaque para o comércio (284 vagas) e a construção civil (246 vagas). A coordenadora de obras da construtora Otcom, Rafael Alvarenga, atribui a alta contratação no setor da construção civil à melhora do segundo semestre, relatando um aumento significativo no número de funcionários, tanto internos quanto terceirizados. A expectativa é de um crescimento de até 50% em relação aos anos anteriores. Em Franca, o cenário também foi positivo, com 90 vagas abertas, impulsionadas principalmente pela indústria de transformação (230 vagas). Apesar disso, a construção civil em Franca registrou um saldo negativo de 7 vagas.
Análise Econômica e Perspectivas Futuras
O economista José Rita Moreira aponta que a confiança dos investidores e consumidores, impulsionada pela estabilidade política pós-eleição, contribuiu para a melhora no mercado de trabalho. Com a redução da insegurança, os consumidores voltaram a comprar, gerando aumento na demanda por empregados. Moreira acredita que boa parte dessas vagas são permanentes, com perspectivas positivas para o início do ano. Ele destaca a retomada de investimentos na construção civil como um importante indicador de crescimento econômico. A expectativa para novembro é de um balanço ainda melhor para o comércio, devido às contratações temporárias para as festas de fim de ano, enquanto dezembro deve apresentar um cenário de neutralidade.
Leia também
Números Gerais da Região
Outras cidades da região também apresentaram resultados positivos, como Sertãozinho (132 vagas), com destaque para a indústria de transformação (269 vagas), Jaboticabal (515 vagas) e São Carlos (123 vagas). Por outro lado, cidades como Paraíso do Polesi (-258 vagas), Outinópolis (-220 vagas) e Cajuru (-243 vagas) registraram números negativos. A recuperação do mercado de trabalho na região demonstra uma tendência positiva, com indícios de retomada do crescimento econômico, embora algumas localidades ainda enfrentem desafios.



