CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Dados do Instituto Oncológico de Ribeirão Preto contabilizam 316 casos de câncer em 2022

Carol Sarmento, médica paliativista, fala sobre os principais fatores de risco, como tabagismo, no desenvolvimento da doença
câncer em Ribeirão Preto
Carol Sarmento, médica paliativista, fala sobre os principais fatores de risco, como tabagismo, no desenvolvimento da doença

Carol Sarmento, médica paliativista, fala sobre os principais fatores de risco, como tabagismo, no desenvolvimento da doença

Hoje, no Dia Mundial de Combate ao Câncer, é crucial disseminar informações sobre prevenção e controle dessa doença. Dados do Instituto Oncológico de Ribeirão Preto apontam 316 casos e 106 mortes em 2022, enquanto o Instituto Nacional de Câncer estima 704 mil novos casos anuais no Brasil entre 2023 e 2025.

Prevenção: Boas Escolhas Diárias

Em entrevista à CBN, a Dra. Carol Sarmento, especialista em tratamentos paliativos, destaca que pelo menos metade dos casos de câncer são evitáveis. A doença é multifatorial, influenciada por genética, idade, sexo e ambiente. No entanto, escolhas diárias impactam significativamente o risco. Cânceres de mama, colo de útero (mulheres), próstata (homens), colorretal, estômago e pulmão, entre outros, são exemplos onde hábitos saudáveis fazem a diferença.

Fatores de Risco e Prevenção

A médica cita o tabagismo (fumantes têm 22 vezes mais chances de câncer de pulmão), consumo excessivo de álcool (associado a cânceres de boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, pâncreas, colorretal e mama), obesidade, sedentarismo e infecções virais (como hepatite B e C, e HPV – preveníveis por vacinação) como fatores de risco importantes. A prevenção primária envolve escolhas que inibem o desenvolvimento da doença, enquanto a prevenção secundária foca na detecção precoce (mamografia, preventivo ginecológico, exame de PSA e toque retal).

Prevenção não garante 100% de imunidade, mas reduz significativamente os riscos

Embora um estilo de vida saudável diminua drasticamente as chances de desenvolver câncer, a Dra. Sarmento enfatiza que a doença não é 100% evitável. Mesmo com hábitos saudáveis, o câncer pode surgir devido à complexidade de seus fatores. A especialista destaca a importância de exames preventivos regulares e a adoção de um estilo de vida saudável como estratégias fundamentais para uma vida mais longa e plena, impactando positivamente não só no combate ao câncer, mas também a outras doenças crônicas.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.