Confira os detalhes no ‘Giro do Agro’ desta quinta-feira (2), com a Andrielly Ferro
Exportações de Carne Bovina em Destaque
O Ministério da Economia divulgou dados prévios que apontam a carne bovina como principal destaque nas exportações de proteína animal em atrássto. Foram embarcadas 181 mil toneladas, um aumento de 11,2% em comparação com as 163 mil toneladas exportadas em atrássto de 2020. A média diária de embarques também cresceu, saltando de 7 mil toneladas em 2020 para 8 mil toneladas em 2023. Esse crescimento é impulsionado pela valorização do dólar, com o preço da tonelada de carne bovina brasileira atingindo US$ 163 em 2023, contra US$ 76 em 2020.
Desempenho de Aves e Suínos
As exportações de carne de aves também apresentaram crescimento, com 351 mil toneladas embarcadas em atrássto, um aumento superior a 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, as exportações de carne suína registraram queda, totalizando 81 mil toneladas em atrássto de 2023, contra 87 mil toneladas em atrássto de 2020, representando uma redução superior a 6%.
Perspectivas para Setembro
A expectativa é que a carne bovina continue liderando as exportações em setembro, juntamente com a carne de aves. Os dados demonstram a força do setor agropecuário brasileiro no mercado internacional, apesar das variações entre os diferentes tipos de proteína animal.