CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Daerp aposta na construção de reservatórios para diminuir a pressão da água e evitar desperdícios

Durante a noite, quando a demanda é menor, a pressão da água aumenta e acaba rompendo as adutoras
reservatórios de água
Durante a noite, quando a demanda é menor, a pressão da água aumenta e acaba rompendo as adutoras

Durante a noite, quando a demanda é menor, a pressão da água aumenta e acaba rompendo as adutoras

Ribeirão Preto enfrenta a necessidade urgente de preservar o aquífero Guarani, principal fonte de abastecimento da cidade. Diferente de outras cidades que dependem de rios e sofrem com racionamento devido à baixa vazão, Ribeirão Preto ainda não enfrenta esse problema, mas a situação exige medidas preventivas.

Soluções para a Preservação do Aquífero Guarani

Entre as soluções propostas pela Agência Nacional de Águas e especialistas, destaca-se a captação de água do Rio Pardo. No entanto, esse projeto demanda um investimento superior a 500 milhões de reais em tubulação e estação de tratamento. Outras medidas importantes incluem a implantação de políticas de reúso de água em residências e equipamentos públicos, a captação de água da chuva, a redução de perdas por vazamentos e a educação ambiental nas escolas.

Ações do DAERPE para a Redução de Perdas

O DAERPE (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) tem investido mais de 150 milhões de reais desde 2018 em um programa de redução de perdas. As ações incluem a substituição de hidrômetros antigos, a recuperação de 46 quilômetros de redes com vazamentos e a construção de cinco reservatórios para diminuir a pressão na rede e, consequentemente, as perdas. A construção de reservatórios, como o do Parque São Sebastião, que já está em operação, permite um abastecimento mais equilibrado e suave, minimizando os vazamentos.

Políticas de Reúso e o Futuro do Abastecimento

A discussão sobre o reúso de água em prédios públicos e a possibilidade de sua implementação em residências também é crucial. Embora o reúso em prédios públicos seja mais viável, a adoção em casas dependerá da conscientização da população e de projetos específicos para cada residência. O DAERPE também está trabalhando em conjunto com a concessionária de tratamento de esgoto para viabilizar o reúso da água tratada, buscando soluções para tornar essa prática atrativa para comerciantes e indústrias. A preservação do aquífero Guarani requer um esforço conjunto entre órgãos públicos e sociedade civil, buscando constantemente mecanismos para evitar o desperdício e garantir o abastecimento futuro da cidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.