CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Daerp identifica despejo irregular de esgoto em córrego na Via Norte

Trecho da Avenida sentido centro, está sendo desviado pelas ruas Xingú, Pará e Rio Maroni
despejo irregular de esgoto
Trecho da Avenida sentido centro, está sendo desviado pelas ruas Xingú, Pará e Rio Maroni

Trecho da Avenida sentido centro, está sendo desviado pelas ruas Xingú, Pará e Rio Maroni

Uma ligação clandestina de esgoto em um condutor de água pluvial causou grave contaminação em Ribeirão Preto. A descoberta ocorreu durante a abertura de uma galeria de água fluvial por profissionais, que encontraram o despejo irregular.

Investigação e Responsabilidades

A promotora do Meio Ambiente, Claudia Rabibi, convocou uma reunião para esta sexta-feira para avaliar as licenças da obra e definir responsabilidades pelo despejo irregular de esgoto. O engenheiro responsável já teria tomado providências, e contatos com outras empresas, como a Pepes e a ERP, foram feitos. A investigação focará nas irregularidades das obras e nas licenças de funcionamento.

Impactos Ambientais e de Saúde Pública

Marcelo Pereira de Souza, ambientalista e professor da USP, alertou para a gravidade da situação. O esgoto sem tratamento nos corpos d’água representa um sério problema ambiental e de saúde pública, podendo disseminar doenças. Os danos incluem a redução do oxigênio no rio, mortandade de animais e desequilíbrio ecológico. A precariedade da qualidade da água nos córregos de Ribeirão Preto se agrava com esse incidente.

Ações da ERP e da Empresa Responsável

A ERP (empresa municipal) afirmou não ter sido informada pela empresa responsável pelas obras sobre a interrupção do fluxo de esgoto. Segundo a autarquia, a empresa contratada deveria informar previamente qualquer ação que pudesse causar impactos ambientais. A ERP notificou a empresa, determinou a paralisação das obras e exigiu um plano para mitigar os danos e um novo plano de ação para o prosseguimento da obra. A ERP confirmou a existência do despejo clandestino e iniciou ações para eliminar as descargas irregulares.

O incidente destaca a necessidade de fiscalização rigorosa e a importância da comunicação entre as empresas responsáveis pelas obras e os órgãos ambientais para evitar novos casos de contaminação.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.