Além da fiscalização por agentes da autarquia, os moradores podem registrar sua denúncia pelo número 115
O Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp) enfrenta o desafio constante de combater as ligações clandestinas de água. Somente em 2023, foram descobertas 412 fraudes, um número que representa um terço do total de irregularidades encontradas em todo o ano passado (1290).
Aumento significativo de fraudes
O aumento no número de ligações clandestinas é preocupante. Comparado ao mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 35% no número de irregularidades detectadas, saltando de 60 para 80 casos. As equipes do Daerp têm intensificado o monitoramento para coibir essas práticas ilegais.
Como são feitas as fraudes e as penalidades
As fraudes variam em métodos, desde ligações clandestinas que desviam a água antes do hidrômetro até o uso de objetos para manipular o registro de consumo. A multa para quem é pego cometendo esse tipo de infração pode chegar a quase R$ 4.000, além da obrigação de regularizar a instalação hidrométrica. Em casos mais graves, há ainda a possibilidade de boletim de ocorrência e processo criminal.
Leia também
Denúncias e combate às fraudes
O Daerp reforça a importância das denúncias anônimas por meio do telefone 115. A participação da população é fundamental para auxiliar na identificação e combate às ligações clandestinas, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos e a justiça no pagamento dos serviços.
A autarquia calcula o prejuízo estimado pela marcação incorreta e cobra a diferença de consumo dos últimos seis meses. Os hidrômetros estão sendo instalados em caixas externas às residências para dificultar as fraudes. A fiscalização continua atuante na busca por soluções efetivas para esse problema.



