São 18 tipos de ocorrências e a mais comum é a de instalações clandestinas
Um grande vazamento de água foi encontrado na manhã desta sexta-feira na rua Ambrosio Chaguri, na zona norte de Ribeirão Preto. A água jorrava com força, formando uma poça na via próxima à alça de acesso para uma avenida.
Ligação clandestina
Moradores próximos relataram à reportagem, sem se identificar, que fizeram uma ligação clandestina na rede de água para irrigar plantas e árvores na região. Eles não quiseram gravar entrevista.
Ação da autarquia
O Daep (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) informou que irá ao local para verificar a situação e tomar as providências necessárias. Este caso se soma aos 129 registros de ligações clandestinas encontrados entre janeiro e outubro deste ano. O superintendente interino, Marcus Bezot, explicou que os responsáveis podem ser penalizados com multas de R$ 4 mil e cobrança retroativa do consumo de água. Ele destacou ainda que esse tipo de ação prejudica toda a rede de abastecimento da cidade, causando prejuízos e, em alguns casos, falta de água em determinadas áreas devido ao cálculo equivocado do abastecimento.
Leia também
Fiscalização e denúncias
Em 2023, foram registrados 60,65 casos de fraudes na rede de água, incluindo violação de água cortada e hidrômetros violados ou quebrados. O Daep tem intensificado as fiscalizações e o mapeamento da rede, com quatro flagrantes registrados apenas na última semana na zona sul. A autarquia utiliza novos equipamentos de geofonagem para identificar vazamentos e solicita a colaboração da população por meio de denúncias pelo telefone 115.
O incidente reforça a necessidade de combate às ligações clandestinas para garantir o abastecimento regular de água em Ribeirão Preto e evitar prejuízos ao sistema.



