CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Daerp realiza mutirão para amenizar vazamentos de água em Ribeirão Preto

Equipes farão uma varredura nos próximos dias em várias regiões da cidade; ao todo autarquia mapeou 1700 locais de desperdício
vazamentos de água
Equipes farão uma varredura nos próximos dias em várias regiões da cidade; ao todo autarquia mapeou 1700 locais de desperdício

Equipes farão uma varredura nos próximos dias em várias regiões da cidade; ao todo autarquia mapeou 1700 locais de desperdício

O Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (DAERP) lançou na manhã desta quinta-feira o mutirão “Viva Água, Viva Vida”, com foco na resolução de vazamentos na cidade.

Mutirão contra vazamentos

A força-tarefa, que conta com o apoio de duas empresas parceiras da prefeitura, disponibilizará máquinas retroescavadeiras para agilizar os reparos. Os trabalhos começaram na zona oeste, priorizando bairros como Parque Ribeirão, Vila Virgínia e outros.

Esforços para melhoria do abastecimento

O superintendente do DAERP, Afonso Reis do Arte, reconheceu a necessidade de melhorar o tempo de resposta para solucionar os vazamentos, que em alguns casos levam semanas ou meses. Um levantamento apontou mais de 1.700 vazamentos na cidade, sendo a região oeste a mais crítica, com cerca de 329 registros. A iniciativa prevê a cobertura de toda a cidade, incluindo o centro, Campos Elíseos e Vila Tibério (estes últimos nos finais de semana devido ao tráfego intenso). Apesar dos esforços, a eliminação total dos vazamentos em 30 dias não é garantida, mas melhorias significativas são esperadas.

Investimentos e expectativas

Serão investidos 50 milhões de reais em 2018 em obras de infraestrutura, incluindo a abertura de licitação de 18 milhões de reais com recursos da Caixa Econômica Federal para adutoras, reservatórios e outras obras. A equipe envolvida espera consertar em média 6 vazamentos por dia, podendo o prazo ser prorrogado conforme a demanda. O mutirão contará com 70 servidores do DAERP e 40 funcionários terceirizados, além de 8 caminhões e 7 retroescavadeiras cedidas por empresas parceiras.

O mutirão representa um esforço significativo para melhorar o sistema de abastecimento de água de Ribeirão Preto, com investimentos robustos e a colaboração de diversas entidades. A expectativa é de resultados positivos a curto e longo prazo, impactando diretamente a qualidade de vida da população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.