CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Daesp abre leilão de concessão dos aeroportos estaduais

Leite Lopes está os terminais que serão administrados pela iniciativa privada; ouça a coluna 'De Olho na Política'
concessão aeroportos estaduais
Leite Lopes está os terminais que serão administrados pela iniciativa privada; ouça a coluna 'De Olho na Política'

Leite Lopes está os terminais que serão administrados pela iniciativa privada; ouça a coluna ‘De Olho na Política’

Nesta quinta-feira, durante o Giro CBN, Marcelo Fontes analisou assuntos relevantes da política regional. Um dos pontos principais foi a discussão sobre um projeto de lei na Câmara Municipal que prioriza pessoas com deficiência na vacinação contra a Covid-19, especificamente aquelas com Síndrome de Down.

Vacinação Prioritária e Constitucionalidade

O projeto, de autoria do vereador Maurício Gasparini, busca incluir indivíduos com Síndrome de Down na lista de prioridades para vacinação. A aprovação dependerá da avaliação da Comissão de Constituição e Justiça quanto à sua constitucionalidade, já que o plano nacional de vacinação é definido pelo Ministério da Saúde. Embora o mérito do projeto seja inquestionável, a Câmara precisará decidir se possui a autoridade para adicionar grupos prioritários ao plano nacional. A discussão é válida, pois a prerrogativa de definir os grupos prioritários reside no Ministério da Saúde, e os estados seguem suas diretrizes.

Concessão de Aeroportos e Investimentos

Fontes também comentou sobre a concessão dos aeroportos regionais de São Paulo. Um leilão foi aberto para 22 aeroportos, divididos em dois blocos. O bloco sudeste, que inclui o aeroporto de Ribeirão Preto, recebeu investimentos previstos de R$ 266 milhões. A expectativa é que a iniciativa privada melhore a infraestrutura e o atendimento aos passageiros, gerando retorno financeiro com o aumento do movimento nos aeroportos. O aeroporto de Ribeirão Preto se destaca como o de maior movimento no interior paulista.

Possível Reclassificação de Regiões em SP

Por fim, Fontes abordou a possibilidade de reclassificação do Plano São Paulo, com foco em Bauru, Presidente Prudente e Barretos, regiões que, segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico Patrícia Ellen, merecem atenção devido à situação mais complicada da Covid-19. A possibilidade de retorno da fase emergencial em algumas regiões está em análise, enquanto a Grande São Paulo apresenta números mais positivos, com ocupação de leitos abaixo de 90%.

Em resumo, a pauta política regional abrangeu temas cruciais como a inclusão de grupos vulneráveis na vacinação, investimentos em infraestrutura aeroportuária e a avaliação da situação da pandemia em diferentes regiões do estado de São Paulo.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.