CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dar ‘o parabéns’ ou ‘os parabéns’? Você sabe qual é o correto?

Lígia Boareto explica como utilizar corretamente essa palavra; ouça o 'CBN Papo Certo'
Dar ‘o parabéns’ ou ‘os parabéns’
Lígia Boareto explica como utilizar corretamente essa palavra; ouça o 'CBN Papo Certo'

Lígia Boareto explica como utilizar corretamente essa palavra; ouça o ‘CBN Papo Certo’

No programa CBN Papo, os apresentadores discutiram a celebração de aniversários recentes de figuras culturais importantes, Dar ‘o parabéns’ ou ‘os parabéns’, como Betânia (18 de junho), Chico Buarque (19 de junho) e Gilberto Gil (26 de junho). A conversa abordou também a questão gramatical do uso da palavra “parabéns”.

Uso correto da palavra “parabéns”

Foi explicado que “parabéns” é um substantivo masculino plural, e, portanto, a concordância com artigos, adjetivos e verbos deve ser feita no plural. Por exemplo, o correto é dizer “meus parabéns” e não “meu parabéns”.

Uso no dia a dia versus norma culta: No cotidiano, entretanto, é comum o uso da palavra no singular em expressões como “vamos cantar o parabéns”, apesar de não ser gramaticalmente correto. Essa prática é aceita informalmente, mas não deve ser usada em contextos formais, como redações de vestibular ou concursos públicos.

Origem e variações da palavra: O singular “parabén” é considerado um arcaísmo e quase não é mais utilizado atualmente, embora tenha sido empregado por autores como Machado de Assis. A discussão também citou a música “26”, de Gilberto Gil, que faz referência ao dia do aniversário dele e ao dia de São João, ilustrando a mistura de influências culturais na obra do artista.

Informações adicionais

Além da discussão gramatical, os apresentadores parabenizaram o time Franca Basquete pelo título de tetra campeão, destacando a audiência qualificada da região de Franca do Imperador.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.