CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dárcy é responsável por um dos maiores esquemas de corrupção de SP

Escutas telefônicas e análise de documentos colocam Prefeita de Ribeirão Preto como peça-chave nos desvios
corrupção SP
Escutas telefônicas e análise de documentos colocam Prefeita de Ribeirão Preto como peça-chave nos desvios

Escutas telefônicas e análise de documentos colocam Prefeita de Ribeirão Preto como peça-chave nos desvios

Prefeita de Ribeirão Preto, Darci Vera, é presa por integrar esquema de desvio de verbas

Prisão e Denúncia

A prefeita afastada de Ribeirão Preto, Darci Vera, foi presa na última sexta-feira na carceragem da Polícia Federal. Após prestar dois depoimentos na Procuradoria Geral do Estado como investigada, ela passou a ser denunciada e pode responder por integrar um esquema de desvio de verbas na cidade. O Procurador Geral de Justiça, Jean-Paul Lismânio, confirmou que Darci Vera seria a chefe de uma organização criminosa responsável por um dos maiores rombos em uma prefeitura do Estado. A prisão, segundo o procurador, se justifica pela necessidade de desmantelar a associação criminosa que praticava crimes de peculato e corrupção passiva, e que continuava atuando mesmo após a deflagração da Operação Sevândia em setembro.

Investigação e Indícios

As investigações apontam que Darci Vera tinha papel de destaque na organização das fraudes e que o esquema continuou operando mesmo após o início das apurações. Seus depoimentos em São Paulo foram considerados inconsistentes com as informações obtidas em escutas telefônicas e análises de documentos. O procurador afirma que as negativas da prefeita foram consideradas infundadas pelas investigações. A Procuradoria pretende rastrear o dinheiro desviado para ressarcir o município, tendo já bloqueado os bens dos envolvidos.

Desdobramentos e Próximos Passos

Darci Vera foi denunciada por corrupção passiva, peculato e organização criminosa. Sua defesa, representada pela advogada Maria Claudia Seixas, teve acesso ao processo e estuda as medidas a serem tomadas. Além da prefeita, Maria Zueli Alves Librand permanece presa em São Paulo. Sandro Rovane e Marco Antônio dos Santos, também detidos na última sexta-feira, estão no CDP de Ribeirão Preto. O processo de investigação retorna a Ribeirão Preto em janeiro. A investigação busca recuperar os recursos desviados e responsabilizar todos os envolvidos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.